JUVENTUDES E SUAS INTERMITÊNCIAS

O QUE NOS DIZEM OS ALUNOS DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA

  • Karine Lima Verde Peixoto UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Antonio Germano Magalhães Júnior UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Palavras-chave: Juventude. Políticas Públicas. Ensino Médio. EEM Governador Adauto Bezerra.

Resumo

O presente artigo se propõe a desvendar o conceito de juventude construído historicamente, além de analisar as políticas públicas que apoiaram ou desconsideraram as especificidades do seguimento para em seguida fazer a escuta dos alunos da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, situada no bairro de Fátima, Fortaleza-Ceará. O objetivo é fazer uma pesquisa exploratória para verificar como este espaço organiza o trabalho pedagógico considerando a perspectiva dos alunos matriculados no ano de 2017, nas três séries do Ensino Médio, indagando-os sobre quais os motivos para estudar na unidade, e para isso realizou-se uma pesquisa amostral com 30 jovens, turno manhã, sorteados paritariamente, sendo 10 alunos para cada ano da modalidade médio.  A resposta dos estudantes obtida é clara: entrar em uma graduação.

Biografia do Autor

Antonio Germano Magalhães Júnior, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Prof. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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Publicado
03-01-2019