DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVO ELETRÔNICO DE BAIXO CUSTO PARA GESTÃO HÍDRICA EM RESERVATÓRIOS AGRÁRIOS

  • Francisco Filho Uni7
Palavras-chave: Sistema automatizado. Consumo. Agronegócio. Irrigação. Crise hídrica.

Resumo

O desenvolvimento do presente estudo foi realizado para as disciplinas de Mecânica dos Fluidos e Circuitos I, e teve como principal objetivo aplicar os conhecimentos interdisciplinares adquiridos ao longo do semestre. Foi elaborado um sistema automatizado simples, visando ajudar no controle do consumo nos sistemas de retenção de água no agronegócio, onde o produtor pode não só acompanhar o nível de água do seu reservatório, mas também acionar a bomba para reabastecê-lo de forma pratica com o auxílio de um temporizador. Uma vez que, baseando-se em dados expostos pela Agência Nacional de Água – ANA – pode-se concluir que 63% da vazão média de consumo de água no Brasil é dedicada a irrigação, o maior responsável pela crise hídrica sofrida pelo país.

Referências

ANA. Conjuntura de recursos hídricos. Disponível em Acesso em: 15 de novembro de 2018.

ANA. Relatório da ANA apresenta situação das águas do Brasil no contexto de crise hídrica. Disponível em: . Acesso em: 20 de novembro de 2018.

ANA. ANA e Embrapa concluem levantamento sobre irrigação com pivôs centrais no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 20 de novembro de 2018.

BOMBAC. Equipamentos para abastecimento de Água. Disponível em . Acesso em: 20 de novembro de 2018.

FÓRUM GOV.BR. Consumo de água: saiba quais são as atividades que mais
utilizam o recurso no País. Disponível emhttp://www.brasil.gov.br/noticias/meio-ambiente/2018/03/consumo-de-agua-saiba-quais-sao-as-atividades-que-mais-utilizam-o-recurso-no-pais>.
Acesso em: 20 de novembro de 2018.

Manual do equipamento analisado. Disponível em
.
Acesso em: 20 de novembro de 2018.

RODRIGUES, Nathan. Uso da água: Uma PROVA INCONTESTÁVEL de que devemos economizar. Disponível em Acesso em: 20 de novembro de 2018.

VELASCO, Clara. Desperdício de água potável aumenta no Brasil, e perdas chegam a mais de R$ 10 bilhões ao ano, aponta estudo. Disponível em
. Acesso em: 20 de novembro de 2018.
Publicado
09-09-2021