ESTACAS INJETADAS AUTOPERFURANTES EM FUNDAÇÕES DE AEROGERADORES: ANALISE DOS RESULTADOS EM UM SOLO COM BAIXA RESISTÊNCIA NO ESTADO DO CEARÁ

  • Maria Oliveira Uni7
Palavras-chave: Estacas injetadas autoperfurantes. Alluvial Anker. Fundações de aerogeradores. Ensaio de prova de carga.

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo estudar uma solução técnica que pode ser empregada para fundações de aerogeradores localizados no litoral brasileiro. A estaca Alluvial Anker® é uma nova técnica de execução de fundação por estaca, sendo esta ainda pouco difundida no mercado da construção civil, esta solução apresenta elevada capacidade de carga e rápida execução, assim tendo porte para competir com estacas consolidadas no mercado. Seu processo executivo consiste em uma operação única de perfurar o solo com alta velocidade por rotação, utilizando jatos de nata de cimento simultâneas com médias e altas pressões, permitindo um diâmetro final aproximadamente do dobro do bit de perfuração. Utilizando dados de uma obra real de aerogeradores, localizada no estado do Ceará, o estudo prosseguiu com dados de prova de carga e análise do comportamento mecânico da fundação. Consoante a análise dos valores de carga de ruptura obtidos com a extrapolação das cargas registradas em ensaios estáticos. Os resultados mostraram-se satisfatórios para utilização da estaca injetora como potencial solução de fundação de aerogeradores. 

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA EÓLICA – ABEeolica. Energia eólica chega a 18 GW de capacidade instalada no Brasil. 2021. Disponível em: . Acesso em 21 fevereiro 2021.

TECNORD - ESTE Geotecnia e Fundações Ltda. Provas de cargas. São Paulo, 2008. 3 p.

GUIMARÃES FILHO, J. D. Estacas injetadas. Seminário sobre Fundações Profundas, Porto Alegre, PUCRS, outubro, 2004.

GUIMARRÃES FILHO, J. D. Microestaca tubular injetada de bulbo contínuo (Alluvial Anker). Revista Fundações & Obras Geotécnicas. ed. 41, 2014. p. 52 – 59.

MENDOZA, C.C. Estudo do comportamento mecânico e numérico de grupo de estacas do tipo Alluvial Anker em solo poroso do Distrito Federal. Tese de Doutorado, Universidade de Brasília, 2013. 234p.

NUNES, S. C. O. Métodos de dimensionamento de reforço e estabilização de taludes com microestacas. Tese para obtenção do grau de mestre em Engenharia Civil, Faculdade de ciências e tecnologia Universidade de Coimbra, Coimbra, 2013. 83p
PEDROSA, A. A., A geodinâmica e morfogênese das dunas eólicas no município de Canoa Quebrada, Aracati, Ceará, Brasil. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Ceará, UFC. 2016. 111p.
POULO, H. G., DAVIS, E. H., Pile foundation analysis and design. New York. John Wiley & Sons, 1980. 397p.

SANTOS NETO, P. M. Métodos de Cálculo de atrito negativo em Estacas: Estudo e Discussão. 1981. 241p. Dissertação (Mestrado Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SILVA, R. R. C. da. Estacas Injetadas Autoperfurantes: metodologia de execução e determinação de sua capacidade de carga através de métodos semi – empíricos. Dissertação (Mestrado em Habitação: Planejamento e Tecnologia) – Instituto de Pesquisas Tecológicas do Estado de São Paulo. São Paulo. 2011. 216p.

TEIXEIRA, A. C. C. L., Dimensionamento de microestacas de acordo com os eurocódigos 7 e 3. Tese para obtenção do grau de mestre em Engenharia Civil, Faculdade de Engenharia Universidade do Porto, Porto, 2014. 102p.

VAN DER VEEN, C. The bearing capacity of a pile. Ln: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOIL MECHANICS AND FUNDATION ENGINEERRING, 3., Zurich. Proceedings… ISSMFE, 1953. v.2, p. 84-90.
Publicado
09-09-2021