O processo de formação urbana de Aquiraz-CE

  • André Nóbrega Centro Universitário 7 de Setembro
Palavras-chave: Arquitetura, Urbanismo, Patrimônio, História

Resumo

Este artigo aborda o processo de formação urbana da área central histórica da cidade de Aquiraz-CE. A partir das edificações que compõem o seu conjunto histórico arquitetônico, analisa-se elementos como o seu alinhamento, o formato da malha viária urbana e como este foi definido pelas edificações e seus respectivos lotes, estes essencialmente coloniais. Através da análise de diversos elementos presentes no cenário urbano da área, de evidências históricas ligadas às primeiras edificações construídas no local, e do interlace de todas as informações levantadas acerca do contexto histórico destes bens arquitetônicos, conclui-se hipóteses sobre o processo de formação urbana da cidade.

Referências

ASSIS, Patrícia Marciano de. Reflexões sobre concepções de cultura na história: a historiografia da cidade de Fortaleza do Século XIX. Boletim Historiar, n. 05, set./out. 2014, p. 29-42.

BRITO, Pedro Henrique Tajra Hidd Pearce. Arquitetura e Urbanismo do Período Colonial na Cidade de Pedro II (PI). Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2015. 167 p.

COUTO, D. Domingos do Loreto. Desagravos do Brasil e Glórias de Pernambuco. Rio de Janeiro: Officina Typographica da Bibliotheca Nacional, 1904. 566 p.

REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da Arquitetura no Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000. 211 p.

SANTOS, Fabricio Lyrio. A expulsão dos jesuítas da Bahia: aspectos econômicos. São Paulo: Revista Brasileira de História. V. 28, nº 55, p. 171-195, 2008.

SECULT-CE. Instrução para Tombamento da Casa do Capitão-Mor. Fortaleza: SECULT-CE, 2005.

STUDART, Guilherme. Notas para a história do Ceará. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2004. 504 p.

SUTIL, Marcelo Saldanha. Beirais e platibandas: A arquitetura de Curitiba na primeira metade do século 20. Curitiba: UFPR, 2003. 200 p.
Publicado
09-09-2021