NOVA PROPOSTA DE PROJETO ELÉTRICO UTILIZANDO O SISTEMA IT MÉDICO

  • Francisco Jeandson Rodrigues da Silva Universidade 7 de Setembro - Uni7
  • Caio Gomes Dieter
  • Gleidson Nilson Pereira Franco
Palavras-chave: Projeto Elétrico

Resumo

Com o passar dos anos e com a evolução da forma de uso da energia elétrica, aliado com o surgimento de novas tecnologias na área hospitalar, a automação, o uso de softwares e de equipamentos eletrônicos se tornaram peças fundamentais não apenas para o gerenciamento inteligente de hospitais, mas também no desenvolvimento de ferramentas cada vez mais modernas, práticas e seguras no auxílio do salvamento de vidas. A partir desta temática, esse trabalho visa apresentar a eficiência do sistema IT médico para a supervisão, diagnóstico e localização automática de falhas de isolamento em locais médicos de grupo 2, antes que estas falhas causem danos a equipamentos ou acidentes a pacientes e equipe médica que podem vir a ser letais. Sendo usado como objeto de estudo o sistema IT médico instalado em um hospital pediátrico, localizado em Manaus no estado do Amazonas. Como parte desse trabalho, inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica com o intuito de informar, explicar e fazer um breve aprofundamento sobre a história e o papel da automação e eletricidade na área da medicina, o projeto elétrico do hospital pediátrico, enfatizando o uso dos softwares usados no auxílio do projeto, o histórico e funcionalidade do sistema IT médico, contextualização de acordo com as normas vigentes e a sua aplicação e dimensionamento dentro do hospital em questão.

Referências

ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. 13534: Instalações elétricas em estabelecimentos assistenciais de saúde – requisitos para segurança. Rio de Janeiro, 2008.

_____. NBR 5410: Instalações Elétricas em Baixa Tensão, 2004.

_____. NBR ISO/CIE 8995-1: Iluminação de ambientes de trabalho, 2013.

_____. NBR IEC 60601- 1: Equipamentos Eletromédicos e os Ensaios de Compatibilidade Eletromagnética – Prescrições Gerais de Segurança, 1997.

_____. NBR 13534: Instalações elétricas em estabelecimentos assistenciais de saúde – requisitos para segurança. Rio de Janeiro, 1995.

ANVISA. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 50. Brasília: Diário Oficial da União da República Federativa do Brasil, 2002.

CASTELLARI, Sérgio. Capítulo III – Instalações Elétricas em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde. Revista O Setor Elétrico, v. 86, 2013.

COTRIM A. A. M. B. Instalações Elétricas. 5ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

COUTINHO A. O papel da energia elétrica nos hospitais. [s.l., s.n., 20--].

CREDER, Hélio. Instalações elétricas. Atualização e revisão Luiz Sebastião Costa. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

ELOMED. Sistema IT Médico - Elomed - Desenvolvido para hospitais. 2017. Disponível em: http://www.elomed.com.br/equipamento-hospitalar/12/sistema-it-medico--elomed--desenvolvido-para-hospitais. Acesso em: 10 set. 2020.

MAMEDE FILHO, J. Instalações Elétricas Industriais. 9ª edição. Brasil: Editora GEN/LTC, 2015.

NDEE. Fornecimento de energia elétrica em baixa tensão (Edificações Individuais). Amazonas Energia. 2020. Disponível em: http://www.equatorialalagoas.com.br/wp-content/uploads/NT.001.EQTL_.Normas-e-Padr%C3%B5es-Fornecimento-de-Energia-El%C3%A9trica-em-Baixa-Tens%C3%A3o-1.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.

NETO, H. P.; BELLAN, J. C. Instalações elétricas em centro cirúrgico adotando o sistema IT Médico. Ling. Acadêmica, Batatais.
Publicado
09-09-2021