Responsabilidade e Autonomia da População em Situação de Rua e os Impasses no Autocuidado

  • Rebecca Rodrigues da Silva Carvalho Centro Universitário Sete de Setembro
  • Antonia Janiele Sousa Rodrigues Centro Universitário Sete de Setembro
Palavras-chave: Promoção de saúde., Qualidade de vida., Biopolítica., Políticas públicas., População de rua.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a responsabilidade e a autonomia da população em situação de rua sobre a sua própria promoção de saúde e qualidade de vida por meio das políticas públicas, utilizando como referência para análise a biopolítica. Primeiro, realizou-se uma breve revisão de literatura, através da base de dados Lilacs, utilizando os seguintes descritores: “promoção de saúde”, “políticas públicas” e “população de rua”. Em seguida, usou-se a metodologia qualitativa de pesquisa etnográfica com as técnicas de observação participante e entrevista sistemática. Coletou-se que a população de rua é um grupo de pessoas cujos vínculos familiares estão enfraquecidos, sendo permeada pelo desemprego e pelo uso e abuso de álcool e outras drogas, compartilhando em comum a extrema pobreza. Diante disso, tem fragilizada a identidade, a dignidade e a esperança, havendo o desenvolvimento de sofrimento biopsicossocial. O Relatório Lalonde defende que todas as pessoas devem se responsabilizar pela promoção de sua saúde, com base em cinco determinantes da saúde. No entanto, a população em situação de rua vive em um contexto vulnerável. Compreendeu-se que a população de rua não detém capacidade de se responsabilizar por sua promoção de saúde e qualidade de vida, considerando o ambiente, o serviço de saúde, a biologia e o estilo de vida que estão submetidos. No entanto, nota-se que se houver assistência efetiva das políticas públicas, a população em situação de rua pode desenvolver seu autocuidado.

Referências

ANDRADE, L. BARRETO, I. Promoção da Saúde e Cidades/Municípios Saudáveis: propostas de articulação entre saúde e ambiente. In: Saúde e ambiente sustentável: estreitando nós. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, p. 150-171, 2002. Disponível em: . Acesso em: 03 out. 2018.
Brasil. Ministério da Saúde. Coordenação Nacional de Saúde Mental. Consultórios de Rua do SUS. Material de trabalho para a II Oficina Nacional de Consultórios de Rua do SUS. Brasília: Ministério da Saúde/EPJN-FIOCRUZ, 2010, 48 p. Disponível em: Acesso em: 07 nov. 2018.
Brasil. Decreto Presidencial n° 7.053, de 23 de Dezembro de 2009. Institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua e seu Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, Seção 1, 24 dez. 2009. Disponível em: Acesso em: 8 out. 2018.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais; Fundo das Nações Unidas para a Infância. Tecendo redes: uma experiência de prevenção de DST/AIDS entre meninos e meninas em situação de rua. Brasília: UNICEF, 2011. 145 p. Disponível em: . Acesso em: 17 out. 2018.
Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Rua: aprendendo a contar: pesquisa nacional sobre população em situação de rua. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social, 2009. Disponível em: . Acesso em: 17 out 2018.
CAMPOS, G. W. et al. Tratado de saúde coletiva. São Paulo – Rio de Janeiro: Hacitec – Editora Fiocruz, 2006, 871 p.
CAPONI, Sandra. Classificar e medicar: a gestão biopolítica dos sofrimentos psíquicos. Florianópolis: Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, v. 9, n. 2, 2012. Disponível em: . Acesso em: 16 out. 2018.
CUETO, Marcos. Atenção Primária à Saúde. In: Saúde global: uma breve história. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2015.
FOUCAULT, Michel. A Política da Saúde no Século XVIII. In: Microfísica do poder. 7ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1972.
FOUCAULT, Michel. O Nascimento da Medicina Social. In: Microfísica do poder. 7ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1972.
FURTADO, M. SZAPINO, A. Promoção da saúde e seu alcance biopolítico: o discurso sanitário da sociedade contemporânea. São Paulo: Saúde e Sociedade, v. 2, n. 4, p. 811-821, 2012. Disponível em: . Acesso em: 03 out. 2018.
LOTTA, Gabriela Spanghero. Burocracia e implementação de políticas de saúde: os agentes comunitários na Estratégia Saúde da Família. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2015. Disponível em: . Acesso em: 17 out. 2018.
MATRACA, M., et al. O PalhaSUS e a Saúde em Movimento nas Ruas: relato de um encontro. Rio de Janeiro: Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 18, p. 1529-1536, 2014. Disponível em: . Acesso em: 17 out. 2018.
VAZ, P. et al. O fator de risco na mídia. Botucatu: Interface, vol.11 n. 21, p. 145-153, 2007. Disponível em: . Acesso em: 05 nov. 2018.
Publicado
13-06-2019