As metodologias ativas e seus impactos no curso de Direito do Centro Universitário Christus

uma análise da experiência de gamificação com o uso do kahoot na disciplina de Teoria Geral do Direito

  • Gabriella Victória Filgueiras Silva Centro Universitário Christus
  • Carla Marques Diógenes Centro Universitário Christus
Palavras-chave: Ensino jurídico, Metodologias Ativas, Tecnologias, Kahoot

Resumo

A presente pesquisa tem o objetivo de investigar sobre o ensino jurídico e a necessidade de mudança de sua estruturação em virtude do contexto globalizado em que se encontra a sociedade. Como desdobramentos desse objetivo geral, busca-se, especificamente, discutir a insuficiência do ensino tradicional, analisar a necessidade de se aplicarem metodologias ativas na educação jurídica e avaliar os efeitos do uso dessas metodologias e se estas têm impacto positivo aos alunos no sentido de contribuir para o desenvolvimento da autonomia destes.

Referências

AMARAL, Larissa Maciel do. Entre Cativar e qualificar: os desafios do professor de direito por uma abordagem dos métodos do ensino participativo. In: MEZZAROBA, Orides; TAVARES NETO, José Querino; VASCONCELOS, Silvia Andréia (Coord.). Direito, educação, ensino e metodologia jurídicos. Florianópolis: FUNJAB, 2013. Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=670f0c94cc5271fe. Acesso em: 12 set. 2018.

BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. O direito na pós-modernidade. 2. ed. rev., atual. e ampliada. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

BRASIL. Resolução n° 5, de 17 de dezembro de 2018. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de dezembro de 2018. Seção 1, p.122. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104111-rces005-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 17 maio 2019.

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. O futuro das profissões jurídicas: você está preparad@? Sumário executivo da pesquisa quantitativa “Tecnologia, profissões e ensino jurídico”. São Paulo, 2018. Disponível em: https://direitosp.fgv.br/sites/direitosp.fgv.br/files/arquivos/cepi_futuro_profissoes_juridicas_quanti_v5.pdf. Acesso em: 13 de abr. 2019.

RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Estratégias didáticas na educação jurídica: alternativas para o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de direito. In: LIMA, Gretha Leite Maia Correia; TEIXEIRA, Zaneir Gonçalves (Org.). Ensino jurídico: os desafios da compreensão do direito: estudos em homenagem aos 10 anos do curso de direito da faculdade Christus. Fortaleza: Faculdade Christus, 2012.
Publicado
09-06-2019