A Tecnologia como Recurso Pedagógico na Prática Docente

  • Mayara Brito Uni7
Palavras-chave: tecnologia, recurso pedagógico, docente

Resumo

A pesquisa em questão tem como objetivo conhecer como se dá a utilização da tecnologia como recurso pedagógico na prática docente, mais especificamente em sala de aula. Como objetivos específicos pretendemos: entender se os docentes se sentem seguros com o uso da tecnologia em sala de aula; identificar os desafios encontrados pelos docentes; bem como verificar as fortalezas e vulnerabilidades do uso da tecnologia no dia a dia da escola. Com o crescimento tecnológico, há um aspecto relevante que se refere à tecnologia como recurso pedagógico no ambiente escolar. Frente a esse dado, nos questionamos: esses recursos podem favorecer a didática dos docentes, quando planejam atividades na intenção de atraiam a atenção dos discentes? Teremos como respaldo teórico as ideias de Ponte (2000), para quem a tecnologia pode tornar a aprendizagem atraente e o ambiente escolar mais agradável, e as orientações do MEC para o uso das tecnologias na escola. Para isso, inicialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica e, em seguida, uma pesquisa de campo do tipo qualitativa, tendo como lócus uma escola municipal de Ensino Fundamental. Análise bibliográfica aponta que os recursos tecnológicos influenciam e contribuem para o desenvolvimento das aulas. Com os dados coletados em campo, pretendemos levantar como é feita a utilização desses equipamentos por parte dos professores e se seu uso promove uma aprendizagem significativa.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimentos. MEC/Seed/ ProInfo, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/2sf.pdf. Acesso em 18 de maio de 2019.
GIL, Antônio. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1992.
MAGGIO, Mariana. O campo da Tecnologia Educacional: Algumas Propostas para sua Reconceitualização. In: LITWIN, Edith. Tecnologia educacional: política, histórias e propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
OLIVEIRA, Luiz Carlos Chiofi etal. O Uso das Tecnologias Educacionais Como Ferramenta Didática No Processo de Ensino e Aprendizagem. Disponível em eventos>pages>arquivos>. Acesso em: 11de maio de 2019.
PIMENTA, Selma Garrido. Didática e formação de professores. 6 ed. São Paulo:
Cortez, 2011.
PONTE, João Pedro da. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios?. Revista Iberoamericana de educación, p. 63-90, 2000. Disponível em . Acesso em: 19 maio de 2019.
SILVA, Marco. Internet na escola e inclusão. Tecnologias na escola. V.2. MEC/Seed/ ProInfo, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/2sf.pdf. Acesso em 18 de maio de 2019.
Publicado
13-06-2019