Análise da Arborização Urbana na área Central do Município de Quixadá

  • Flávia Pinto UNI7
Palavras-chave: Arborização Urbana, Planejamento Urbano, Qualidade de Vida, Meio Ambiente Urbano

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar qualitativamente a questão da arborização urbana na área central do município de Quixadá, estado do Ceará, bem como contribuir para futuras melhorias no planejamento da arborização urbana da cidade. Considerando o processo de desenvolvimento urbano e a importância das questões ambientais, este trabalho responde a um pedido de pesquisa sobre arborização urbana em contexto climático semi-árido e visa compreender qual a percepção da população sobre esse tema e como o mesmo está sendo tratado do ponto de vista do planejamento urbano. A pesquisa consistiu em entrevistas e observação de campo visando conhecer a percepção das pessoas em relação a presença e a ausência da arborização na cidade assim como sobre a existência de legislação sobre o tema. Os resultados apontam que as áreas residenciais são arborizadas e a área central (comercial), juntamente com as ruas de maior fluxo têm baixa presença de arborização. Entre os problemas observados, pode-se destacar o uso, quase em sua totalidade, de uma mesma espécie exótica. Diante da situação levantada, observa-se que a população conhece sobre a importância da arborização e, ao final, fica evidente a necessidade de um instrumento de planejamento, como o plano de arborização urbana, para subsidiar o processo de gestão e contribuir para a melhoria da qualidade de vida do cidadão.

Referências

BERH, Miguel von. Quixadá: terra dos monólitos--São José dos Campos: Somos Editora, 2007. – (Série ecossistemas brasileiros: natureza, História, cultura, trabalho e meio ambiente)

GÜNTHER, Hartmut. Como elaborar um questionário. In: PINHEIRO, José; GÜNTHER, Hartmut (Org.). Métodos de pesquisa nos estudos pessoa-ambiente. São Paulo: casa do psicólogo, 2008.

GÜNTHER, Isolda. O uso da entrevista na interação Pessoa-ambiente. In: PINHEIRO, José; GÜNTHER, Hartmut (Org.). Métodos de pesquisa nos estudos pessoa-ambiente. São Paulo: casa do psicólogo, 2008.

IONE, Maria. Arborização urbana: uma contribuição à qualidade de vida com uso de geotecnologias. Dissertação de mestrado, Santa Maria, RS, Brasil, 2006.

LIMA, Braulio Gomes de. Caatinga: espécies lenhosas e herbáceas.—Mossoró- RN: Ufersa, 2011.

LOBODA, Carlos Roberto; DE ANGELIS, Bruno Luiz Domingos. Áreas verdes públicas urbanas: conceitos, usos e funções. Ambiência Guarapuava-PR. V.1n.1. p.125-139. 2005.
MANUAL DE ARBORIZAÇÃO URBANA DE FORTALEZA. Procedimentos Técnicos e Administrativos para Plantios, Transplantios, Podas e Cortes. Fortaleza, 2011. Disponível em: . Acesso em mar. 2019.
MILANO, Miguel Serediuk. Avaliação quali-quantitativa e manejo da arborização
urbana: o caso de Maringá- PR. 1988.120f. Tese (doutorado em engenharia Florestal)- setor de ciências agrárias, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1988.

MONICO, Ilza Maria. Árvores e arborização urbana na cidade de Piracicaba/Sp: um olhar sobre a questão à luz da educação ambiental. Dissertação de mestrado, Piracicaba, SP, Brasil, 2001.
IPECE. Perfil básico municipal / Quixadá. Ceará, 2009. Disponível em: . Acesso em: nov. 2018.
Publicado
19-06-2019
Seção
Artigos - Arquitetura e Urbanismo