REPERCUSSÕES PSICOLÓGICAS DA CIRURGIA PLÁSTICA EM MULHERES MASTECTOMIZADAS

  • Mayara Ruth Nishiyama Soares Estácio/ FIC
  • Fernanda Veras Vieira Feitosa Estácio/ FIC
  • Cleoneide Paulo Oliveira Pinheiro Estácio/ FIC
Palavras-chave: Câncer de Mama, Cirurgia Plástica, Mastectomia, Impactos Psicológicos

Resumo

O câncer de mama é uma enfermidade decorrente da proliferação de células anormais da mama que resultam na formação de um tumor. Existem diversos tipos de câncer, que variam dependendo de cada caso, podendo alguns ter um desenvolvimento mais rápido e outros não. Este estudo teve como objetivo identificar os impactos psicológicos da cirurgia de reconstrução mamária em mulheres submetidas à cirurgia de extirpação da mama por câncer.Trata-se de um estudo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida no período de agosto de 2017 a março de 2018, no Programa de assistência a mulher mastectomizada PROAMMA, projeto de responsabilidade social de uma Instituição de ensino superior do Ceará.A pesquisa envolveu sete mulheres mastectomizadas que se submeteram a cirurgia plástica de reconstrução mamária, respeitaram-se todos os aspectos éticos da pesquisa que sendo submetido ao comitê de ética em pesquisa e aprovado com o parecer de n°69102517.3.0000.5038. O método para obtenção dos dados foi uma entrevista semiestruturada com perguntas norteadoras. Para a análise dos dados coletados utilizou-se o método de análise de conteúdo de Bardin. Como resultado identificou-se que participantes do estudo tinham a faixa etária entre 48 e 68 anos, eram em sua maioria aposentadas. Com relação à situação conjugal uma era viúva, uma divorciada, duas solteirase três eram casadas, sendo elas de camadas socioeconômicas menos favorecidas e residentes do município de Fortaleza- Ceará. A partir das falas, foi possível identificar 02 categorias: Sentimentos da mulher frente à reconstrução da mama e a influência do outro na percepção da mulher durante o processo de ressignificação.Diversos foram os sentimentos apresentados pelas mulheres, entre eles destaca-se o medo, alegria, dor, insatisfação, tristeza.É notória a importância de estudos nessa temática, em vista de a terapêutica em uma visão de saúde e sociedade, para a informação e assistência de forma mais dirigida e holística. A pesquisa trouxe a importância da cirurgia plástica da mama pós mastectomia por trazer benefícios na vida da mulher, na sua aceitação e reconstrução de sua vida após a superação do diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

 

 

 

 

Referências

DUARTE, Tânia Pires, ANDRADE, Angela Nobre de. "Enfrentando a mastectomia: análise dos relatos de mulheres mastectomizadas sobre questões ligadas à sexualidade." Estudos de psicologia 8.1 (2003): 155-163.

CAETANO, Joselany Àfio, SOARES, Enedina."Mulheres mastectomizadas diante do processo de adaptação do self-físico e self-pessoal." Rev. enferm. UERJ 13.2 (2005): 210-216.

VENÂNCIO, Juliana Lima. "Importância da atuação do psicólogo no tratamento de mulheres com câncer de mama." Revista brasileira de cancerologia 50.1 (2004): 55-63.

GANDINI, Rita de Cássia. "Câncer de mama: evoluçäo da eficácia adaptativa em mulheres mastectomizadas." Bol. psicol 45.103 (1995): 71-103.

D’ALESSANDRO, GABRIEL SALUM, et al. "Reconstrução mamária imediata com retalho do músculo grande dorsal e implante de silicone." Rev. bras. cir. plást 30.2 (2015): 163-171.

COLOMBO, Felipe Gama. "Avaliação do grau de satisfação de pacientes submetidas a reconstrução mamária." Rev. bras. cir. plást 28.3 (2013): 355-360.

LISBOA, Fabiana Chistina Araújo Pereira. "Análise crítica do diagnóstico, tratamento e seguimento de pacientes com Câncer de Mama acompanhadas em serviço de Mastologia do Distrito Federal." Rev. bras. mastologia 23.4 (2013).

KLUTHCOVSKY, Ana Claudia Garabeli Cavalli, URBANETZ, Almir Antonio Lara. "Qualidade de vida em pacientes sobreviventes de câncer de mama comparada à de mulheres saudáveis." Rev Bras Ginecol Obstet (2012): 453-458.

MENEZES, Natália Nogueira Texeira de, Schultz Vera Lucia, PERES, Rodrigo Sanches. "Impacto psicológico do diagnóstico do câncer de mama: um estudo a partir dos relatos de pacientes em um grupo de apoio." Estud. Psicol 17.2 (2012): 233-40.
Publicado
04-01-2019