A PSICOEDUCAÇÃO ALIADA AO REGISTRO DE PENSAMENTOS NA MELHORA DA ANSIEDADE

UM RELATO DE CASO

  • Lia Wagner Plutarco Universidade Federal do Ceará
  • Mariana Goncalves Farias UFC
  • Glysa de Oliveira Meneses Universidade Federal do Ceará
  • Estefânea Élida da Silva Gusmão Universidade Federal do Ceará
  • Mariana Costa Biermann Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Ansiedade;, Psicoeducação, Terapia Cognitivo-Comportamental

Resumo

O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é considerado atualmente um dos mais comuns na população geral. Um transtorno de ansiedade abarca um conjunto de sinais e sintomas somáticos e psicológicos que representam consequências para o funcionamento geral do indivíduo que o apresenta. Nesse contexto, a Terapia Cognitivo-Comportamental tem-se apresentado enquanto alternativa eficaz no tratamento de transtornos de ansiedade, inclusive do TAG. Entre as técnicas empregadas, a psicoeducação e a identificação de pensamentos automáticos são utilizadas com frequência. Nessa direção, o presente estudo tem por objetivo apresentar evidências empíricas, por meio de relatos de casos, da eficácia da técnica da psicoeducação aliada ao registro de pensamentos diários no tratamento de casos de TAG; para tanto, foram analisados três casos com diagnóstico de TAG, atendidos em situação de clínica escola. Os três compartilhavam, mais especificamente, os sintomas de preocupação excessiva, emoções exacerbadas a situações que não justificavam a reação exibida. A psicoeducação administrada incluía desde a explicação das distorções de pensamentos mais observadas, até explanações sobre princípios fisiológicos e anatômicos básicos de modificações físicas desencadeadas pelo processo ansiogênico. Todos os pacientes conseguiram reconhecer que muitos comportamentos inadequados estavam vinculados aos sintomas da ansiedade. Com a aceitação da ansiedade e a aplicação as estratégias de manejo, o sofrimento psíquico apresentou redução, e os relatos de otimismo em relação a melhora emergiram, o que pode ser observado nos registros de pensamentos. Os resultados apontaram a psicoeducação como um processo de aprendizagem fundamental que auxilia o indivíduo a desenvolver estratégias de enfrentamento mais adaptativas para lidar com sua sintomatologia, com as outras pessoas e com o mundo.

Biografia do Autor

Lia Wagner Plutarco, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Psicologia na UFC

Glysa de Oliveira Meneses, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Psicologia na UFC

Estefânea Élida da Silva Gusmão, Universidade Federal do Ceará

Professora do curso de Psicologia da UFC.

Mariana Costa Biermann, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Psicologia na UFC

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Publicado
04-01-2019