INTERNET

CONECTADOS, PORÉM DISTANTES

  • Ezequiel Carvalho Francisco Uni7
  • Ênio Barbosa de Freitas Uni7
  • Stephanie Sâmia Lima Uni7
  • Clélia lima Queiroz Uni7
Palavras-chave: Relações Sociais, Bauman, Relações Superficiais.

Resumo

Este artigo objetiva analisar a influência da internet no modo como as relações sociais tem se constituido na contemporaneidade, buscando compreender o deslocamento da experiência social real para a virtual e os efeitos disso na sociedade. Para isso, utilizamos como métodos de verificação uma pesquisa bibliográfica, a partir do pensamento de Zygmunt Bauman e um questionário aplicado, por meio de uma pesquisa realizada em campo, aplicado à 61 pessoas em diversas localidades de Fortaleza . Os resultados obtidos nos confirmaram que a atividade mais citada no uso da internet é o acesso às redes sociais, sendo o tempo de uso mais respondido entre três e cinco horas por dia, além de que mais de 50% dos entrevistados, apesar de serem motivados pelo contato com família e amigos, são repreendidos pelo uso da internet no convívio social. Dessa forma, concluimos que a valorização do mundo online, em detrimento do mundo off-line, tem contribuido para o enfraquecimento dos vínculos interpessoais no mundo “real”, sendo a solidão a grande marca desses tempos modernos.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. 44 Cartas ao Mundo Líquido Moderno. Cambridge: Zahar, 2010.
RICARDO, Querol. Zygmunt Bauman: “As redes sociais são uma armadilha”. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2015/12/30/cultura/1451504427_675885.html. Acesso em: 19 abr. 2018.
GUIA DO ESTUDANTE. Zygmunt Bauman. Disponível em:< https://guiadoestudante.abril.com.br/especiais/zygmunt-bauman/> Acesso em: 5 abr. 2018.
LOURENÇO, C.M et al. Nomofobia: o vício em gadgets pode ir muito além! Multi-Science Journal 2015; Disponível em: . Acesso em: 19 abr. 2018.
PRIMACK, B.A. et al. Social media use and perceived social isolation among young adults in the U.S. American Journal of Preventive Medicine. United States. July, 2017, vol. 53, issue 1, pages 1-8.
SCHVEITZER, Thaís. A internet no meio social. Disponível em:. Acesso em: 19 abr. 2018.
Publicado
04-01-2019