Avaliação do comportamento mecânico de treliças de madeira do tipo Howe, Pratt e Belga otimizadas pelo método dos algoritmos genéticos

  • Lucas Silva Uni7
  • João Uni7
Palavras-chave: Treliça

Resumo

Este trabalho apresenta o estudo da otimização de estruturas planas de madeira do tipo treliçado utilizando o método dos algoritmos genéticos. O objetivo foi encontrar a configuração geométrica ótima em função do posicionamento das barras, da inclinação entre banzos e da seção transversal das barras, que implicasse no menor volume de madeira. Foram consideradas diferentes estratégias para o posicionamento do encontro das diagonais e montantes no banzo superior. Foi verificado que, geralmente, impondo a posição das terças na estrutura, o consumo de madeira ótimo aumenta se comparado com o mesmo caso em que as posições das terças coincidem com os montantes.

 

Palavras-chave: Madeira, treliça, posição.

Referências

Argolo, W. P., Otimização de seções de concreto armado submetida à flexocompressão reta utilizando algoritmo genético. Dissertação (Mestrado em Ciência em Engenharia Civil)-COPPE/UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil (2000). Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 7190: Projeto de estruturas de madeira. Rio de Janeiro. Brasil (1997). Bastos, E. A., Otimização de seções retangulares de concreto armado submetidas à flexo-compressão obliqua utilizando algoritmos genéticos. Dissertação (Mestrado em Ciência em Engenharia Civil)-COPPE/UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil (2004). GESTRUT: Análise de estruturas tridimensionais reticuladas. Programa computacional desenvolvido na Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brasil (2007). Góes, J. L. N and Dias, A. A. Comparação de três modelos de cálculo para pontes de madeira protendida transversalmente, Revista Sul-Americana de Engenharia Estrutural, 2(3), 79-91 (2005). Goldberg, D. E., Genetic algorithms in search, optimization and machine learning. Reading, Addison-Wesley Publishing, Massachusetts, U.S.A. (1989). Lemonge, A. C., Aplicação de algoritmos genéticos em otimização estrutural. Tese (Doutorado em Ciências em Engenharia Civil)-COPPE/UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Brasil (1999). Oliveira, B. P., Otimização do projeto de pontes protendidas pré-moldadas pelo método dos algoritmos genéticos. Dissertação (Mestrado em Ciências em Engenharia Civil)- COPPE/UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil (2004). OTP: Otimização de estruturas planas. Programa computacional desenvolvido na Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil (2007). Ribeiro, L. M. P., Otimização e dimensionamento de treliças planas de madeira empregando o método dos algoritmos genéticos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil)-FECIV/UFU, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brasil (2007). Rigo, E. Métodos de otimização aplicados à analise de estruturas. Dissertação (Mestrado em Engenharia das Estruturas)-Escola de Engenharia de São Carlos/USP, Universidade de São Paulo, São Carlos. Brasil (1999).
Publicado
09-09-2021