ESTUDO DE CASO DA COBERTURA JORNALÍSTICA DO O POVO ONLINE SOBRE O PROCESSO IRREGULAR DE ADOÇÃO DE UM BEBÊ EM TIANGUÁ

  • Elioenai Naftali Centro Universitário 7 de Setembro
Palavras-chave: Adoção. O Povo Online. Critérios de Noticiabilidade. Webjornalismo. Adoção irregular

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a cobertura webjornalística do portal de notícias O Povo Online, sobre um processo de adoção irregular que se deu no Município de Tianguá, no interior do Ceará, quando um recém-nascido foi tirado dos pais adotivos por um suposto erro jurídico. Para realizar a análise, foi necessário compreender, de antemão, as complexidades que enlaçam o processo de adoção, desde a sua concepção ocidental à configuração em território brasileiro da legislação vigente nesta segunda década do século XXI. A pesquisa busca identificar os critérios de noticiabilidade e valores-notícia, idealizados por Nelson Traquina (2005), que nortearam a ação jornalística do portal O Povo Online no caso. Entre as conclusões deste trabalho é possível destacar os critérios de noticiabilidade que aparecem com mais frequência na cobertura do O Povo Online sobre o caso, por meio dos valores-notícia de seleção - critérios subjetivos, como os de proximidade, notoriedade e conflito. Entre os valores de construção, destaca-se o de consonância. Pode-se afirmar, ainda, que as matérias que compõem a cobertura carecem de cunho informativo a respeito do processo de adoção, perdendo oportunidade para um debate de importância no cenário nacional, haja vista o quantitativo de crianças e adolescentes abrigados em instituições e lares de adoção.

Referências

ABREU, Domingos. No bico da cegonha: histórias de adoção e da adoção internacional no Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

ALVES, Graziella Ferreira. Adoção no Brasil à luz do neoconstitucionalismo. 2011. 205 f. – Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Direito, Universidade Uberlândia, Uberlândia, 2011.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. Atlas, 6.ed. São Paulo, 2008.

MAUX, Ana Andréa Barbosa. ; Maux Dutra, Elza. Adoção no Brasil: algumas reflexões. Estudos e pesquisas em psicologia, Rio de Janeiro, v.10, n.2, p.356 – 372, 2º quadrimestre de 2010.

OLIVEIRA FILHO, Antônio Diogo Cals de. Entre a sociedade civil organizada e o estado: embates, tensões e alianças no processo de construção do campo adotivo nacional. 2013. 124f. – Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Sociologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo: A tribo jornalística – uma comunidade interpretativa transnacional. Florianópolis: Insular, 2005.

WEBER, Lidia. Laços de ternura: pesquisa e história de adoção. 3.ed. Curitiba: Juruá, 2004
Publicado
09-09-2021