SISTEMA FOTOVOLTAICO

ESTUDO PARA A SUA IMPLANTAÇÃO EM UMA EMPRESA DE DISTRIBUIÇÃO DE GÁS NO ESTADO DO CEARÁ.

  • Francisco Jeandson Rodrigues da Silva Universidade 7 de Setembro - Uni7
  • Gleidson Nilson Pereira Franco
  • Caio Gomes Dieter
Palavras-chave: Geração de energia elétrica, Análise de viabilidade financeira, Dimensionamento fotovoltaico, Geração distribuída.

Resumo

A geração distribuída (GD) vem ganhando espaço devido aos menores custos de instalação e manutenção, visto que são caracterizados por instalação de geradores de pequeno porte, normalmente, próximos aos centros de consumo. Uma das opções viáveis da GD consiste no sistema de geração solar com tecnologia fotovoltaica (FV), o qual é proveniente de uma fonte de geração de energia limpa. Diante desse contexto, este trabalho teve como objetivo analisar a viabilidade técnica e financeira para a implantação de um sistema FV em uma empresa situada em Fortaleza -CE. Para a realização desta pesquisa, recorremos inicialmente a análise dos dados da conta de energia elétrica da empresa, coletando dados de consumo, demanda, postos tarifários e a constatação a modalidade tarifária. Além disso, realizamos o estudo do potencial de geração de energia elétrica a partir das características do potencial de irradiação solar, da quantidade dos módulos         e das principais perdas no sistema de geração FV. O passo seguinte consistiu em determinar a potência do inversor de frequência que será utilizado. Por fim, foi possível constatar a viabilidade técnica e financeira do projeto através da utilização do indicador payback.

Referências

_______. Resolução normativa Nº 687. Brasília, 2015. Disponível em: http://www2.aneel.gov.br/cedoc/ren2015687.pdf. Acesso em: 05 mar. 2021.

Resolução Normativa nº 482 de 17 de Abril de 2012. Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2020.
CRESSESB. Sistema de geração fotovoltaica. [s.l.], 22 abril 2013. Disponível em:
. Acesso em: 17 março 2021.

REIS, L. B. Geração de Energia Elétrica. 2. ed. rev. e atual. Barueri, SP: Manole, 2011.

OLIVEIRA, A. D.; SOUZA, J. Fabricação de painéis solares: uma revisão. FETLSVC - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, 2013.

PINHO, J. T.; GALDINO, M. A. Manual de engenharia para sistemas fotovoltaicos. CRESESB. 2014.

DGS - German Solar Energy Society. Planning and Installing Photovoltaic Systems. 2013.

NETO, João Cordeiro dos Santos. Modelo de Projeto de um systema fotovoltaico residencial na região metropolitana de Fortaleza. Monografia. Fortaleza: Uni7, 2020.
Publicado
09-09-2021