A Positividade da Transexualidade nas Práticas de Medicalização do Corpo

  • Valdecio Sousa Centro Universitário 7 de Setembro
Palavras-chave: Trans., Biopolítica, Sistema Único de Saúde, Psicologia

Resumo

Este trabalho trata das nuances da transexualidade frente ao cuidado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), considerando a questão da medicalização dos corpos, fundado no biopoder, estudado por Foucault. A ideia central do trabalho é a de expor as práticas de saúde pública no cuidado de indivíduos transexuais investigando inserção do papel da psicologia nesse contexto, a fim de entender as políticas de saúde ofertadas pelo Estado, bem como identificar as formas de normatização dos corpos. O método utilizado é uma pesquisa exploratória, a fim de se delimitar o problema de investigação com êxito, usando como busca de informações bases de dados digitais e livros, tendo como descritores as palavras medicalização, trans e saúde pública. O estado da arte deste trabalho se dá pelas definições de transexualidade, do cuidado no SUS com esse sujeito e as formas de como a biopolítica medicaliza os corpos, tendo como autores principais Michel Foucault e Berenice Bento. A discussão foi levada a partir da forma como a psicologia ocupa-se dos sujeitos, buscando meios de tangenciar os efeitos da medicalização dos corpos trans pelo esquadrinhamento biopolítico em outros âmbitos, se fazendo pensar na subjetividade dos transexuais. Ademais, foi notado que esse olhar sensível às instâncias das pessoas trans ficam não somente no campo biológico, mas nas outras esferas de acolhimento da população, a fim de diminuir o sofrimento psíquico e manter a autonomia nas formas de viver.

Referências

BENTO, Berenice. A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual. Rio de Janeiro: Garamond, 2006. 256 p.
BENTO, A. Como fazer uma revisão da literatura: Considerações teóricas e práticas. Revista JA (Associação Académica da Universidade da Madeira), nº 65, ano VII (pp. 42-44), maio, 2012.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Brasília: 1. ed., 1. reimp. Ministério da Saúde, 2013.
COLLING, Leandro (Org.). Stonewall 40 + o que no Brasil? Salvador: Edufba, 2011.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 13. Ed. Rio de Janeiro: Graal, 1988. 152 p.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 8. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2018. 432 p.
FREIRE, Eduardo Corsino et al. A clínica em movimento na saúde de TTTs: caminho para materialização do sus entre travestis, transsexuais e transgêneros. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 37, n. 98, p.477-484, dez. 2013.
FURTADO, Maria Edilânia Matos Ferreira; CARVALHO, Liliane Brandão. O psicólogo no NASF: potencialidades e desafios de um profissional de referência. Psicologia e Saúde, Campo Grande, v. 7, n. 1, p.09-17, jun. 2015.
FURTADO, Mariama; SZAPIRO, Ana. Promoção de saúde e seu alcance biopolítico: o discurso sanitário da sociedade contemporânea. Soc. Saúde, São Paulo, v. 4, n. 21, p.811-821, 19 set. 2012.
MAIA, Cipriano; PASCHE, Dário Frederico. Tratado De Saúde Coletiva: O sistema único de saúde. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2008.
MATARAZZO, J. D. Behavioral health’s challenge to academic scientific and professional psychology. American Psychologist. EUA, v. 1, n. 37, p. 1-14, 1982.
OLIVEIRA, Jacqueline de et al. O Surgimento da Clínica Psicológica: Da Prática Curativa aos Dispositivos de Promoção da Saúde. Psicologia Ciência e Profissão, Belo Horizonte, v. 4, n. 27, p.608-621, fev. 2007.
PERES, Wiliam Siqueira; TOLEDO, Lívia Gonsalves. Travestis, transexuais e transgêneros: novas imagens e expressões da subjetividade. Disponível em: . Acesso em: 03 set. 2018.
ROCON, Pablo Cardozo et al. Dificuldades vividas por pessoas trans no acesso ao Sistema Único de Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 8, p.2517-2526, ago. 2016.
SANTOS, d. V.; LEMOS, F. C. S. Uma analítica da produção da mulher empoderada. Psicologia & Sociedade, 23(2), 407-414, 2011.
SAÚDE, Organização Pan-americana de (Ed.). Documento Contendo Análise Dos Resultados Do I Seminário Nacional De Saúde Lgbt Para Subsidiar Ações Prioritárias Para A Saúde De Lgbt Em 2014. Ministério da Saúde, 2014. 48 p.
VENTURA, Miriam. A transexualidade no tribunal: saúde e cidadania. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.
VI ENPG, 2017, Santos. Processo Transexualizador no SUS: Um mecanismo de garantia da inclusão e plena dignidade de transgêneros e travestis. [Santos]: Universidade Santa Cecília, 2017. 6 p
VILLEGAS V., Bayardo, Rápida Y Pertinente Búsqueda Por Internet Mediante Operadores Booleanos. Universitas Scientiarum [en linea] 2003, 8 (Julio-Diciembre): Disponível em:. Acesso em 17 abr. 2019.
Publicado
13-06-2019