Do pensamento da complexidade ao ensino jurídico

aproximações pela jusfilosofia de Castanheira Neves

  • André Câmara Unifor
  • Junior Unifor - Universidade de Fortaleza
  • Germana Belchior Uni7 - Universidade 7 de Setembro
Palavras-chave: Ensino jurídico, Pensamento da Complexidade, Jurisprudencialismo

Resumo

Como uma teoria geral do pensamento pode contribuir para a renovação de um pensar já tão próprio – e crísico – como o do ensino jurídico? Trata-se da possibilidade-necessidade de uma renovação do ensino jurídico postulada a partir da aproximação ao direito de uma específica teoria geral do pensamento – a teoria da complexidade de Edgar Morin – segundo o prisma de uma jusfilosofia – o jurisprudencialismo de Castanheira Neves. Sob metodologia bibliográfica, pura, exploratória, descritiva e qualitativa, explicitou-se o contexto crísico geral e jurídico, do pensamento e do ensino; depois, o pensamento da complexidade de Edgar Morin e a sua intenção de superação das crises; e, por fim, argumentou-se pela pertinência da jusfilosofia de Castanheira Neves enquanto mediadora, a partir de uma metodologia jurídica própria, das possibilidades de realização do complexo do e no ensino jurídico. Concluiu-se que a aproximação não só é possível como necessária na medida em que recai sobre qualquer reforma do ensino jurídico o dever de atentar para a intencionalidade normativo-material própria e interna à juridicidade e para a estrutura dialética sistema-problema em que se deve dar a sua realização.

Referências

BELCHIOR, Germana Parente Neiva; PRIMO, Diego de Alencar Salazar. A responsabilidade civil por dano ambiental e o caso Samarco: desafios à luz do paradigma da sociedade de risco e da complexidade ambiental. In: Revista Jurídica da Fa7 (FA7 Law Review), v. 13, n. 1, 2016.
BELCHIOR, Germana Parente Neiva. Fundamentos Epistemológicos do Direito Ambiental. 300 f. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas da UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
CAPRA, Fritjof; MATTEI, Ugo. A revolução ecojurídica: o direito sistêmico em sintonia com a natureza e a comunidade. Trad. Jeferson Luiz Camargo. São Paulo: Editora Cultrix, 2018.
FERRAZ JUNIOR, Tércio Sampaio. Reforma do ensino jurídico: Reformar o currículo ou o modelo? In: Cadernos FGV Direito Rio. Educação e direito. v2. 2006. ISBN: 978-85-63265-04-Disponível em: Acessado em: 17 ago. 2018.
MORIN, Edgar. O método 1: a natureza da natureza. Trad. Ilana Heineberg. 3. Ed. Porto Alegre: Sulina, 2013.
MORIN, Edgar. O método 2: a vida da vida. Trad. Marina Lobo et al. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015a.
MORIN, Edgar. O método 3: a conhecimento do conhecimento. Trad. Juremir Machado da Silva. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015b.
MORIN, Edgar. O método 4: as ideias – habitat, vida, costumes, organização. Trad. Juremir Machado da Silva. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.
MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 3. ed. Maria da Conceição de Almeida e Edgard de Assis Carvalho (Org.). São Paulo: Cortez, 2005a.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 11. ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005b.
NEVES, António Castanheira. A crise atual da filosofia do direito no contexto da crise global da filosofia: Tópicos para a possibilidade de uma reflexiva reabilitação. Coimbra: Coimbra Editora, 2003.
NEVES, António Castanheira. Reflexões críticas sobre um projecto de “Estatuto de Carreira Docente”. In: NEVES, António Castanheira (Org.). Digesta – Escritos acerca do direito, do pensamento jurídico, da sua metodologia e outros. Coimbra: Coimbra Editora, 2010a, p. 443-454. 2v.
NEVES, António Castanheira. Direito hoje e com que sentido? O actual problema da autonomia do direito. In: NEVES, António Castanheira (Org.). Digesta – Escritos acerca do direito, do pensamento jurídico, da sua metodologia e outros. Coimbra: Coimbra Editora, 2010b, 3v.
NEVES, António Castanheira. O papel do jurista no nosso tempo. In: NEVES, António Castanheira (Org.). Digesta – Escritos acerca do direito, do pensamento jurídico, da sua metodologia e outros. Coimbra: Coimbra Editora, 2010c, p. 9-50. 1v.
NEVES, António Castanheira. O funcionalismo jurídico. Caracterização fundamental e consideração crítica no contexto actual do sentido da juridicidade. In: NEVES, António Castanheira (Org.). Digesta – Escritos acerca do direito, do pensamento jurídico, da sua metodologia e outros. Coimbra: Coimbra Editora, 2010d, p. 199-320. 3v.
NEVES, António Castanheira. Pensar o direito num tempo de perplexidade. In: ALVES, João Lopes et al (Org.). Liber Amicorum de José de Sousa e Brito: estudos de direito e filosofia. Coimbra: Editora Almedina, 2009.
NEVES, António Castanheira. Metodologia Jurídica: problemas fundamentais. Coimbra: Coimbra Editora, 2013.
OLIVEIRA, Manfredo. A ontologia em debate no pensamento contemporâneo. São Paulo: Paulus, 2014. (Coleção Filosofia)
RODRIGUES, Cario Farah e FALCÃO, Joaquim. O projeto da escola de direito do Rio de Janeiro da FGV. In: RODRIGUEZ, Cario Farah (org.). Cadernos FGV Direito Rio: Educação e Direito. v1. Rio de Janeiro: Escola de Direito do Rio de Janeiro Fundação Getúlio Vargas, 2005. p. 4-15.
Publicado
10-06-2019