ELABORAÇÃO DE UMA CHECKLIST DE AUTISMO A PARTIR DE BRINCADEIRAS

  • Gisele Loiola Ponte Batista UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Quésia Fernandes Cataldo
  • Sophia Lóren de Holanda Sousa
  • Damião Soares de Almeida Segundo
  • Ingrid Gomes Queiroz
Palavras-chave: Autismo, TEA, Avaliação Psicológica

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. Diagnostic and statistical manual of mental disorders (DSM-5®). American Psychiatric Pub, 2013.
BARBOSA, Milene Rossi Pereira et al. Qualidade de vida dos cuidadores de crianças com transtorno do espectro autístico. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 14, n. 4, p. 482-486, 2009.

DE MOURA, Paula Jaqueline; SATO, Fabio; MERCADANTE, Marcos Tomanik. Bases neurobiológicas do autismo: enfoque no domínio da sociabilidade. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, v. 5, n. 1, 2018.
GOMES, Paulyane et al. Autism in Brazil: a systematic review of family challenges and coping strategies. Jornal de pediatria, v. 91, n. 2, p. 111-121, 2015.
MARQUES, Daniela Fernandes; BOSA, Cleonice Alves. Protocolo de Avaliação de Crianças com Autismo: Evidências de Validade Critério. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 31, n. 1, 2015.
MEIMES, Maíra Ainhoren; SALDANHA, Helena Castro; BOSA, Cleonice Alves. Adaptação materna ao transtorno do espectro autismo: relações entre crenças, sentimentos e fatores psicossociais. Psico, v. 46, n. 4, p. 412-422, 2015.
SAMPAIO, Renato Tocantins; LOUREIRO, Cybelle Maria Veiga; GOMES, Cristiano Mauro Assis. A Musicoterapia e o Transtorno do Espectro do Autismo: uma abordagem informada pelas neurociências para a prática clínica. Per musi, Belo Horizonte, n. 32, p. 137-170, 2015.
Publicado
04-01-2019