A PSICOLOGIA EDUCACIONAL E O VÍNCULO AFETIVO NA MIDIA EDUCACIONAL
Resumo
Este trabalho tem como intuito analisar como o vínculo afetivo é tratado na mídia educacional. Para tal analise foram utilizados artigos relacionados ao tema Psicologia Educacional, dos exemplarem da revista Educação dos anos de 2015 e 2016. A revista Educação foi criada em 1997 através da editora Segmento e tem como propósito auxiliar profissionais inseridos na área da educação tanto da área particular quanto da pública. Sua publicação ocorre mensalmente com a colaboração de gestores, educadores e profissionais da educação abordando os mais diversos assuntos como economia, inovações do setor, arte, pedagogia, cultura e literatura. Uma das principais vozes vistas nessa analise foram a da autora Débora Pinto, dos estudiosos Lev Vigotski (1896-1934) e Jean Piaget (1896-1980) importante quando se trata da teoria relacionada a afetividade. A partir dessas coletas que serviram como fonte primaria foi retirada uma análise discursiva e enunciativa-temática a procura de padrões estabelecidos, comunicativos e argumentativos.
Referências
LIBÂNEO, José C.. Psicologia Educacional – uma avaliação crítica. In: Silvia T. M. Lane; Wanderley Codo. (Org.). Psicologia Social: O Homem em Movimento. São Paulo: Brasiliense, 1984, v., p. -. Disponível em:
PINTO, Débora. No limite. Educação, São Paulo, p.76-88, maio 2015. Mensal.
PINTO, Débora. O vínculo afetivo. Educação, São Paulo, p.37-48, mar. 2015. Mensal.
PERISSÉ, Gabriel. A meritocracia do sentimento. Educação, São Paulo, p.24-25, dez. 2016. Mensal.
KUZUYABU, Marina. Saúde mental na escola. Educação, São Paulo, p.12, mar. 2015. Mensal.