O QUE O ENSINO JURÍDICO NEGLIGENCIA
REFLEXÕES À LUZ DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DE VYGOTSKY E DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE
Palavras-chave:
Ensino Jurídico, Complexidade, Psicologia do Desenvolvimento, Processos Psicológicos SuperioresResumo
A história do homem se resume, em grande parte, a um constante e permanente processo de retificações e superações de conceitos visando a um aperfeiçoamento de seus conhecimentos e de si mesmo, a fim de modificar o meio a sua volta de modo a satisfazer suas necessidades. Diante disso, é patente a necessidade de uma reflexão acerca do processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que é por meio de tais processos que os saberes acumulados perpassam as gerações, além da consciência do paradigma de conhecimento adotado durante a construção dos saberes, haja vista sua influência direta sobre o modo como se percebe e concebe a realidade. Assim, o presente trabalho se propõe a dialogar, adotando para tanto o paradigma da complexidade, o ensino jurídico brasileiro atual e algumas características da psicologia do desenvolvimento de Lev Vygotsky, a fim de evidenciar aspectos negligenciados durante o processo de aprendizagem e, portanto, de construção dos saberes nos cursos de Direito. Para tanto, foi feito um recorte metodológico em ambas as teorias com o intuito de evidenciar os pontos de convergência entre elas, visto a impossibilidade de esgotar o tema. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, teórica, bibliográfica e descritiva, valendo-se ainda dos métodos sistêmico e histórico. Conclui-se que a psicologia vygotskiana apresenta imbricada relação com o paradigma da complexidade, possibilitando maiores reflexões acerca da maneira como se estabelece o ensino jurídico atual.
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