O Ensino Domiciliar no Brasil

uma forma alternativa de educação e suas implicações jurídicas e sociais

Autores

  • Thalia Paixão UNI7

Palavras-chave:

Ensino domiciliar. Regulamentação. Cidadania., Ensino domiciliar, Regulamentação, Cidadania

Resumo

O ensino domiciliar é um meio alternativo atual que é utilizado por diversas família brasileiras, mas que ainda não é algo regulamentado e que por isso enfrenta diversos problemas na sua aplicação, mas não só o que tange a sua não regulamentação, mas também outros aspectos relativos à formação cultural bem como o desenvolvimento da cidadania dos jovens. Não obstante os problemas educacionais vivenciados no país, há um questionamento acerca de como será a inserção de crianças e adolescentes no meio social por meio dessa forma de ensino, levando em consideração a cultura brasileira, pois o ensino domiciliar visa o afastamento de crianças e adolescentes do ambiente escolar. Dessa forma, há várias implicações envolvendo o desenvolvimento profissional e cultural que o homeschooling pode acarretar. Os objetivos do presente trabalho são apresentar o conceito, características e os motivos para que as famílias optem por essa forma de ensino, também será analisada as tentativas de implantação da educação domiciliar por meio de uma breve análise dos projetos de lei, bem como será exposto como está sendo discutida a sua situação atual, e as repercussões dessa forma de ensino. A metodologia utilizada para a análise do temo foi por meio de livros, artigos acadêmicos, monografias, legislação e pesquisas eletrônicas. A importância da pesquisa é analisar como o ensino domiciliar está sendo exercido no Brasil, assim como as causas para a escolha dessa forma de ensino e suas consequências.

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Publicado

2019-06-10