Do pensamento da complexidade ao ensino jurídico

aproximações pela jusfilosofia de Castanheira Neves

Autores

  • André Câmara Unifor
  • Junior Unifor - Universidade de Fortaleza
  • Germana Belchior Uni7 - Universidade 7 de Setembro

Palavras-chave:

Ensino jurídico, Pensamento da Complexidade, Jurisprudencialismo

Resumo

Como uma teoria geral do pensamento pode contribuir para a renovação de um pensar já tão próprio – e crísico – como o do ensino jurídico? Trata-se da possibilidade-necessidade de uma renovação do ensino jurídico postulada a partir da aproximação ao direito de uma específica teoria geral do pensamento – a teoria da complexidade de Edgar Morin – segundo o prisma de uma jusfilosofia – o jurisprudencialismo de Castanheira Neves. Sob metodologia bibliográfica, pura, exploratória, descritiva e qualitativa, explicitou-se o contexto crísico geral e jurídico, do pensamento e do ensino; depois, o pensamento da complexidade de Edgar Morin e a sua intenção de superação das crises; e, por fim, argumentou-se pela pertinência da jusfilosofia de Castanheira Neves enquanto mediadora, a partir de uma metodologia jurídica própria, das possibilidades de realização do complexo do e no ensino jurídico. Concluiu-se que a aproximação não só é possível como necessária na medida em que recai sobre qualquer reforma do ensino jurídico o dever de atentar para a intencionalidade normativo-material própria e interna à juridicidade e para a estrutura dialética sistema-problema em que se deve dar a sua realização.

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Publicado

2019-06-10