Ensino de Inglês na Educação Infantil e a BNCC

Desafios e Possibilidades

  • Larissa Lima UNI7 CENTRO UNIVERSITÁRIO SETE DE SETEMBRO - CAMPUS SUL
  • Roberta Araújo CENTRO UNIVERSITÁRIO SETE DE SETEMBRO - UNI7
Palavras-chave: EDUCAÇÃO INFANTIL, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, ENSINO DE INGLÊS

Resumo

No presente trabalho investigamos como professores que atuam no ensino de Inglês da Educação Infantil compreendem a relação entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua prática educativa. Tal documento normatiza o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos das escolas públicas e privadas de educação básica no Brasil devem desenvolver (BRASIL, 2018). No âmbito da Educação Infantil, ainda devem ser considerados os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento e os Campos de Experiência. Neste contexto, questionamos: a implementação da BNCC deve estar atrelada aos processos de desenvolvimento profissional dos professores de idiomas que atuam em escolas? Qual a compreensão desses docentes sobre o impacto da BNCC em sua prática? Este assunto está nas pautas da formação de professores inicial ou em serviço? Para atingir o objetivo proposto, realizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo Estudo de Caso, junto a uma professora de Inglês que atua em uma escola particular, em Fortaleza (CE), tendo como instrumento de coleta de dados os questionários. As Considerações Finais apontam que a professora tem conhecimento e preocupação com a BNCC em sua atuação no ensino de Inglês. Entretanto, ainda não há uma sistematização no planejamento das aulas, ficando a cargo da professora, individualmente, buscar essa orientação. Concluímos que as instituições responsáveis pela formação inicial e em serviço dos educadores devem patrocinar uma aproximação desses profissionais com a BNCC, enquanto documento basilar para a elaboração de propostas curriculares em todos os níveis da Educação Básica.  

Palavras-chave. Educação Infantil. Base Nacional Comum Curricular. Ensino de Inglês.

Biografia do Autor

Roberta Araújo, CENTRO UNIVERSITÁRIO SETE DE SETEMBRO - UNI7

Aluna de graduação do curso de Pedagogia do Centro Universitário 7 de Setembro- UNI7 (5º Semestre) – Atualmente é estagiária no Colégio 7 de Setembro, em Fortaleza (CE).

Referências

ANTUNES, Antonia Jayane da Silva e VALLE NETO, Valdemar Cordeiro. O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Disponível em:
https://monografias.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/4372/3/OEnsinoDaLinguaInglesa_Artigo_2016.pdf. Acesso em 18 de maio de 2019.

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/. Acesso em 29 de abril de 2019.

BRIGGS, Helen. Cientistas descobrem por que crianças têm facilidade de aprender mais de uma língua. Revista BBC News Brasil. Online. 9 outubro 2013. Disponível em:
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/10/131009_linguagem_infancia_an. Acesso 17 de maio de 2019.
KALVA, Júlia Margarida e FERREIRA, Aparecida de Jesus. Ensino de inglês como língua franca e a identidade nacional: Refletindo sobre a formação de professores. Revista Travessias – UNIOESTE. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Letras. v. 5, n. 1 (2011). Disponível emhttp://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4567. Acesso em 18 de maio de 2019.
Publicado
13-06-2019