Os trabalhos inscritos e selecionados para participarem do encontro poderão ser enquadrados em uma das seguintes categorias:

  1. Artigo: trabalho realizado/concluído, podendo ser oriundo de disciplina, grupo de estudo, ação de extensão, monitoria, ou ainda de capítulos adaptados de trabalho de conclusão de curso.
  2. Resumo estendido: relato com resultados parciais de pesquisas em andamento, podendo ser oriundos de disciplina, grupo de estudo, ação de extensão ou monitoria.
  3. Relato de experiência: relato de processos, métodos, intervenções, investigações e análises de práticas, com apresentação dos resultados obtidos. Os trabalhos podem ser oriundos de disciplina, grupo de estudo, projeto de extensão, monitoria, estágio ou prática profissional.

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO 

1. Cada autor pode submeter até um (1) trabalho como autor principal e até dois (2) como coautor.

2. Cada trabalho poderá ter, no máximo, três autores (um autor principal mais dois coautores), além do professor orientador.

3. Os autores são responsáveis pela revisão ortográfica prévia do trabalho.

4. Todos os trabalhos submetidos deverão atender os requisitos abaixo, sob pena de indeferimento da inscrição: 

  • Texto em folha A4; fonte Arial tamanho 12 (títulos em tamanho 14, na mesma fonte); espaçamento entre as linhas 1,5; margens superior e esquerda de 3cm, margens inferior e direita de 2cm;
  • Sistema de citação autor-data;
  • Na primeira página, em nota de rodapé, deverão constar a titulação acadêmica e a vinculação institucional de cada um dos autores, bem como o endereço eletrônico de todos eles;
  • Citações e referências conforme a NBR 10520/2002 e NBR 6023/2018 da ABNT, respectivamente

 

Artigos

O(s) autor(es) deverá(ão), no ato da inscrição, anexar seu trabalho (upload arquivo em formato PDF), com extensão entre 3.000 e 6.000 palavras (de 10 a 20 laudas, aproximadamente), composto por: 

  • Título
  • Nome e qualificação do(s) autor(es)
  • Sumário (contínuo, indicando todas as seções do artigo, separando-as por ponto)
  • Resumo (com 100 a 250 palavras, destacando problema, objetivo, método, referencial teórico e resultados, mais considerações finais)
  • Palavras-chave (três a cinco descritores, separados por ponto)
  • Introdução (identificando contextualização do problema, hipótese, justificativa, objetivos, relevância do tema investigado e metodologia da pesquisa)
  • Referencial Teórico (exposição do estado da arte do tema)
  • Resultados (verificação da confirmação da hipótese) 
  • Considerações finais (discussão sobre os resultados) 
  • Referências

 

  • Para tabelas e figuras, devem ser utilizados os recursos apropriados do editor de texto. 
  • Ilustrações, fotografias e mapas devem ser inseridas no tamanho aproximado de 15x20cm, em preto e branco e no formato de arquivo .jpg.

 

Resumo Estendido

O(s) autor(es) deverá(ão), no ato da inscrição, anexar seu trabalho (upload arquivo em formato PDF), com extensão entre 500 e 1.000 palavras (em torno de duas laudas), composto por:

  • Título
  • Nome do(s) autor(es)
  • Introdução com objetivos e metodologia
  • Referencial Teórico
  • Proposta de desdobramentos da pesquisa (proposta de sumário)
  • Resultados alcançados e/ou esperados
  • Considerações finais
  • Referências (excluídas da contagem de palavras)

 

  • Tabelas e figuras só serão aceitas, nesta categoria, como anexos ou apêndices e conforme especificado:
    • Para tabelas e figuras, devem ser utilizados os recursos apropriados do editor de texto. 
    • Ilustrações, fotografias e mapas devem ser inseridas no tamanho aproximado de 15x20cm, em preto e branco e no formato de arquivo .jpg.

 

Relato de Experiência

O(s) autor (es) deverá (ão), no ato da inscrição, anexar seu trabalho (upload arquivo em formato PDF), com extensão entre 2.000 e 5.000 palavras, composto por: 

  • Título
  • Nome do(s) autor(es)
  • Resumo
  • Palavras-chave
  • Introdução
  • Procedimentos metodológicos
  • Referencial Teórico
  • Resultados e Discussão
  • Referências (excluídas da contagem de palavras)

 

  • Tabelas e figuras só serão aceitas, nesta categoria, como anexos ou apêndices e conforme especificado:
    • Para tabelas e figuras, devem ser utilizados os recursos apropriados do editor de texto. 
    • Ilustrações, fotografias e mapas devem ser inseridas no tamanho aproximado de 15x20cm, em preto e branco e no formato de arquivo .jpg.