Súmula Vinculante: Uma Análise à Luz do Princípio da Separação dos Poderes e do Livre Convencimento e Independência do Juiz

  • Rafaela Lima Teixeira FA7
Palavras-chave: Súmula vinculante, Tripartição dos poderes, Livre convicção e independência do juiz

Resumo

O presente estudo analisou a súmula vinculante à luz do princípio da separação dos poderes e do livre convencimento e independência do juiz. Para tanto, apresentaram-se os termos em que a súmula vinculante foi aprovada e se mostrou que o moderno entendimento do princípio da tripartição dos poderes acolhe o exercício da atípica atividade legislativa por parte do Poder Judiciário em razão da finalidade do instituto, qual seja, a prestação jurisdicional isonômica e eficaz. Será pontuada que a atividade judiciária envolve a interpretação da norma legal, e que a interpretação vinculante do Supremo Tribunal Federal não retira toda a independência e o livre convencimento do juiz, dado que lhe caberá, no julgamento do caso concreto, verificar se existem particularidades que determinam a aplicação da súmula ou seu afastamento motivado. O livre convencimento e a independência do juiz podem ser relativizados em prol da garantia de isonomia para os destinatários da atividade jurisdicional. Ressalta-se que a interpretação conferida pelo STF à norma corresponderá a melhor interpretação possível em consonância com a Constituição Federal, e não parece excesso da Corte Suprema vincular seu entendimento aos demais órgãos judiciais e à administração.

Biografia do Autor

Rafaela Lima Teixeira, FA7

Aluna da FA7, orientada pelo prof. Jânio Nunes Vidal.

Referências

DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos da teoria geral do Estado. São Paulo: Saraiva, 2003.

MANCUSO, Rodolfo de Camargo. Divergência jurisprudencial e súmula vinculante. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. São Paulo: Atlas, 2003.

KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

SCHNAID, David. Filosofia do direito e interpretação. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.

TAVARES, A. R. LENZA, P. ALARCÓN, P. J. L. Reflexões sobre as súmulas vinculantes. In: LAMY, M. CONCI, L.G.A. Reforma do Judiciário analisada e comentada. São Paulo: Método, 2005.

VIDAL, Jânio Nunes. Democracia e constitucionalismo: Princípio da maioria e legitimidade da jurisdição constitucional. 2005. Dissertação (Mestrado em Ordem Jurídica Constitucional) – Universidade Federal de Fortaleza, Fortaleza, 2005.

CHIARINI JÚNIOR, Enéas Castilho. A inconstitucionalidade da súmula de efeito vinculante no direito brasileiro. Disponível em: Acesso em: 22 maio 2006.
Publicado
30-04-2006
Como Citar
Teixeira, R. L. (2006). Súmula Vinculante: Uma Análise à Luz do Princípio da Separação dos Poderes e do Livre Convencimento e Independência do Juiz. Revista Jurídica Da FA7, 3(1), 194-207. https://doi.org/10.24067/rjfa7;3.1:197