Blockchain e os ativos digitais em jogos

  • Rodrigo Almeida Magalhães Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Laiane Maris Caetano Fantini Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
Palavras-chave: Blockchain, Propriedade, Bens Digitais, Jogos Digitais

Resumo

O artigo busca demonstrar a relevância jurídica do tema para o mundo atual dos jovens que traz peculiar relação entre jogos digitais, bens digitais, blockchain e direito, explorando suas fronteiras. A partir do estudo de literatura especializada em cada uma dessas áreas, são apresentadas noções gerais para melhor compreensão do problema, que busca responder à pergunta se é, de fato, possível aplicar blockchain de forma a garantir a efetiva propriedade dos ativos adquiridos ou conquistados dentro de um jogo digital. Analisado tais aspectos, buscar-se-á confirmar a hipótese, no sentido que as aplicações em blockchain games, embora num primeiro momento não tenham apresentado importantes diferenciais para o desenvolvimento e comercialização dos jogos, cada vez mais essa tecnologia tem mostrado seu potencial disruptivo para provocar um novo olhar sobre o mercado de bens digitais e a indústria de jogos. Para fundamentar tal opinião, adotou-se o método qualitativo dedutivo através de pesquisa bibliográfica.

Biografia do Autor

Laiane Maris Caetano Fantini, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Mestranda em Direito Privado na PUC/MG. especialista em Direito. Associada ao Centro de Pesquisa DTI-BR e pesquisadora do grupo de estudos DTec UFMG. Advogada.

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Publicado
31-12-2022
Como Citar
Magalhães, R. A., & Fantini, L. M. C. (2022). Blockchain e os ativos digitais em jogos. Revista Jurídica Da FA7, 19(2), 29-44. https://doi.org/10.24067/rjfa7;19.2:1323