Aplicação da teoria das restrições em uma linha de produção na fábrica Maria Beatriz Lingerie

  • João Luiz Alves Neto Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
  • Alan Bessa Gomes Peixoto Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
Palavras-chave: Arranjo Físico, Estudo de Layout, Otimização da Produção, Teoria das Restrições

Resumo

O presente artigo teve como objetivo aplicar a Teoria das Restrições em um sistema produtivo de uma fábrica de lingeries, situada na Região Metropolitana de Fortaleza. Foi realizado um estudo sobre o processo de fabricação de duas linhas de produtos: sutiãs com bojo comum e sutiãs com bojo de rendas. Foram realizadas medições dos tempos de produção de cada produto, avaliado o layout atual, realizada entrevista com os operadores, além do levantamento de todo o processo produtivo. Com a aplicação da Teoria das Restrições, foi identificada a restrição do sistema e foi realizada proposta de elevar a restrição, trazendo ganhos importantes para a empresa. Com a aplicação da TOC, a empresa possui oportunidades de melhorar o lucro, melhorando seus processos, além de atender às expecttivas de seus clientes, atendendo toda a demanda com otimização do processo de produção, com foco no aumento do lucro da empresa e redução de desperdícios no processo produtivo.

Biografia do Autor

João Luiz Alves Neto, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Graduando do Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Alan Bessa Gomes Peixoto, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Professor adjunto do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Mestre em Logística e Pesquisa Operacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão de Negócio com ênfase no Setor Elétrico e em Gerenciamento de Projetos pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduado em Engenharia de Produção (UNIFOR) e em Eletromecânica pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC). Professor de cursos de graduação e pós-graduação da UNI7 e do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Responsável pela Regional Metropolitana da Enel Distribuição Ceará.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO. Panorama no setor têxtil e de confeções. Brasília: ABIT, 2011. Disponível em: http://abit.org.br/abitonline/2011/06_07/apresentacao.pdf. Acesso em: 28 nov. 2017.
BARCELOS, D. D.; ATAÍDE, S. G. Análise do risco ruído em indútria de confecção de roupa. Revista CEFAC, São Paulo (SP), v. 16, n. 1, p. 39-49, mar. 2014.
BIERMANN, Maria Julieta Espindola. Gestão do processo produtivo – têxtil e confecções. Porto Alegre: SEBRAE/RS, 2007. Disponível em: http://bis.sebrae.com.br/GestorRepositorio/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/4D9700482839/$File/NT00037982.pdf. Acesso em 28 nov. 2017.
CAMAROTTO, João Alberto. Projeto de instalações industriais. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos - Ufscar. Apostila de curso de Especialização em Gestão da Produção, 2005.
CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração de produção e operações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
COSTA, A. J. de. Otimização do layout de produção de um processo de pintura de ônibus. 2004. 123p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universade Ferderal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
COX III, James F., SPENCER, Michael S., trad. Fernanda Kohmann Dietrich. Manual da teoria das restrições. Rio Grande do Sul: Bookmann, reimp. 2008.
FIGUEIREDO, Antônio Macena de; SOUZA, Soraia Riva de. Como elaborar projetos, monografias, dissertações e teses: da redação científica à apresentação do texto final. 4. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.
FREITAS FILHO, Paulo José de. Introdução à Modelagem e Simulação de Sistemas com Aplicações em Arena. 2. ed. Florianópolis: Visual Books, 2008.
GAITHER, N.; FRAIZER, G. Administração da produção e operações. São Paulo: Pioneira, 2002.
GOLDRATT, Eliyahu M., COX, Jeff.. A Meta um processo de melhoria contínua. 2. edição. São Paulo: Nobel, 2002.
GURGEL, Floriano do A. Glossário de engenharia de produção. 17. ed. São Paulo: Fundação Vanzolini, 2007.
LAS CASAS, A. L. Marketing de varejo. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
LEAL, Leonardo Rosas. Simulação de eventos discretos aplicada ao gerenciamento de prazo em projetos: um estudo de caso de projeto logístico na indústria de Óleo & Gás. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MATIAS-PEREIRA, José. Manual de metodologia da pesquisa científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
PARAGON. Software de Simulação Arena. Disponível em: . Acesso em: 16 mar. 2018.
PEINADO, J.; GRAEML, A. R. Administração da produção: operações industriais e serviços. Curitiba: UnicentP, 2007.
SILVA, C. T. Simulação de Processos Industriais como Ferramenta de Apoio a Gestão de Estaleiros. 2010. 159 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
SLACK, N.;CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 3. ed. SãoPaulo: Atlas, 2009.
TUCCI, A. de M. Estudo demelhoria das condições de trabalho e layout na indútria de artefato de vidros. 2006. 181p. Dissertação (Mestrado profissionalizante em Engenharia) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006).
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Publicado
17-06-2018