Ferramentas da qualidade no controle das devoluções no centro de distribuição da Urbano Agroindustrial

Autores

  • Eduardo Redmerski Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
  • Ney Barros da Costa Filho Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Palavras-chave:

Logística, Ferramentas da qualidade, Centro de distribuição

Resumo

O objetivo geral deste artigo é propor um plano de ação para redução das devoluções de mercadorias baseado na análise dos dados através das ferramentas da qualidade no centro de distribuição da Urbano Agroindustrial. Historicamente o centro de distribuição era tratado apenas como depósito, porém atualmente acabou tornando-se parte essencial da estratégia logística da empresa. Sendo assim a implantação das ferramentas da qualidade e manutenção das mesmas torna-se tão importante nos processos da empresa. Os métodos utilizados para o alcance do objetivo foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, ou seja pesquisa a partir de materias já publicados e coleta de dados em documentos denominados fontes primárias. A pesquisa possibilitou a análise dos dados e com o uso de ferramentas da qualidade foi possível cumprir com os objetivos, demonstrando maneiras de reduzir as devoluções de mercadorias no centro de distribuição.

Biografia do Autor

Eduardo Redmerski, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Graduando do Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Ney Barros da Costa Filho, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Professor do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Engenharia de Pesca pela UFC. Professor de cursos de graduação e pós-graduação da UNI7.

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Publicado

2018-06-17