Processo de requisição de compras utilizando a metodologia PDCA em uma instituição de ensino

  • Jally Dantas Bezerra Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
  • Breno Anderson Leitão Ursulino Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
Palavras-chave: Compras, Mapeamento de processos, PDCA

Resumo

O presente artigo tem por intuito realizar uma análise no processo de requisição de compras em uma instituição de ensino, onde a mesma recebe as requisições de todos os seus centros instalados no Brasil que totalizam-se de 23 centros. Entretanto o processo de compras é realizado pela sede. A análise feita na matriz possibilita a identificação de gargalos, visto que a mesma é responsável pelas compras em todas as IES. Para isso será realizado o método BPM, iniciando com o mapeamento inicial (as is) de como ocorre o processo de compras, desde a solicitação até o pedido entregue. Será utilizada a metodologia PDCA para o tratamento dos gargalos existentes e assim será possível a elaboração de um novo mapeamento (to be). Com as análises foi possível determinar um padrão, visto que atualmente não existe uma ordem quanto aos processos, e identificar por que existem erros no processo, reduzindo as compras inadequadas e retrabalhos.

Biografia do Autor

Jally Dantas Bezerra, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Graduanda do Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Breno Anderson Leitão Ursulino, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Professor adjunto do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela UFC.

Referências

AMORA; Soares A. G. Minidicionário Soares Amora da língua portuguesa. 19. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
Blog da Qualidade. Diagrama de pareto. Disponível em: http://www.blogdaqualidade.com.br/diagrama-de-pareto/. Acesso em: 28 out. 2017.
CAMPOS, V. F. TQC: controle da qualidade total (no estilo japonês). Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1992.
CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. Gestão da qualidade: conceitos e técnicas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. Gestão da qualidade: conceitos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
CARVALHO, Marly M; PALADINI, Edson P. Gestão da qualidade: Teoria e casos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
FALCONI, Vicente C. Tqc controle da qualidade total (no estilo japonês). 8. ed. Minas Gerais: Indg, 2004.
FALCONI, Vicente C. Tqc controle da qualidade total (no estilo japonês). 9. ed. Minas Gerais: Indg, 2014.
FONSECA, Augusto V.M; MIYAKE, Dario I. Uma análise sobre o ciclo PDCA como um método para solução de problemas de qualidade. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Dario_Miyake/publication/242782493_Uma_analise_sobre_o_Ciclo_PDCA_como_um_metodo_para_solucao_de_problemas_da_qualidade/links/0c96053469f796709c000000/Uma-analise-sobre-o-Ciclo-PDCA-como-um-metodo-para-solucao-de-problemas-da-qualidade.pdf. Acesso em: 12 ago. 2017.
FREITAS, C. M. F.; MELO, V. S. Principais ferramentas de gestão aplicadas na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas no Sul de Minas – FACESM. 2013. Disponível em: http://www.facesm.br/facesm/wp-content/uploads/2017/02/5%C2%BA-ECOSUL_11.-PRINCIPAIS-FERRAMENTAS-DE-GEST%C3%83O-APLICADAS-NA-FACULDADE-DE-CI%C3%8ANCIAS-SOCIAIS-APLICADAS-DO-SUL-DE-MINAS-FACESM.pdf?x31041. Acesso em: 6 dez. 2017.
GARTNER Gartner's Position on Business Process Management, 2006.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
GOLDRATT, Eliyahu M.; COX, Jeff. A Meta: um processo de melhoria contínua. 2. ed. São Paulo: NOBEL, 2002.
JESTON, J.; NELIS, J. Business Process Management: pratical guidelines to successful implementations. Oxford: Elsevier, 2006
KARDEC, Alan; NASCIF, Júlio. Manutenção: função estratégica. 4. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2012.
KUBA, Guilherme et al. Avaliação da qualidade de serviços de telefonia móvel: o impacto da nova lei dos callcenters. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prod/v23n1/aop_t6_0002_0394.pdf. Acesso em: 03 dez. 2017.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MARSHALL Jr., I.; Cierco, A. A.; Rocha; A. V.; Mota, E. B.; Leusin, S. Gestão da qualidade. 9. ed. Rio de Janeiro: editora FGV, 2008.
MARTINS, Petrônio Garcia; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. Editora Saraiva, 2002.
MATIAS-PEREIRA, José. Manual de metodologia da pesquisa científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
MEIRA, R. C. As ferramentas para a melhoria da qualidade. 2. ed. Porto Alegre: SEBRAE, 2003.
MIGUEL, P.A.C. Qualidade: enfoque e ferramentas. São Paulo: 1. ed. Artliber, 2006.
MORAES, André. Gestão de Compras. Apostila do Curso de Administração Industrial. CEFDET. Rio de Janeiro: 2005.
OLIVEIRA, Emanuelle. Estudo de caso. Disponível em: . Acesso em: 18 mai. 2017.
OLIVEIRA, Saulo B; VALLE, Rogerio. Análise e modelagem de processos de negócio: Foco na notação bpmn (business process modeling notation). 1. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
OTTOBONI, Célia; PAGNI, Tales E M. A importância do mapeamento de processos para a implementação do Balanced Scorecard. 2003. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2003_tr0115_1666.pdf. Acesso em: 20 ago. 2017.
SIMÕES, Érica; MICHEL, Murillo. Importância da gestão de compras para as organizações. Disponível em: http://files.newlogistica.webnode.com.br/200000053-b5aceb629f/Gest%C3%A3o%20de%20compras.PDF. 2004. Acesso em: 11 ago. 2017.
SOUZA, Júnior Marcílio B. M.; MELO, Marcelo Soares T; SANTIAGO, Maria Eliete. A análise de conteúdo como forma de tratamento dos dados numa pesquisa qualitativa em educação física escolar. 2010. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/viewFile/11546/10008. Acesso em: 2 ago. 2017.
STRAUSS, Anselm; CORBIN, Juliet. Pesquisa qualitativa: técnica e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2. ed. Porto Alegre, 2008.
VIEIRA, Sonia. Como elaborar questionários. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Publicado
15-12-2017