Relações de Genêro no Contexto Escolar e o Papel do Educador

  • Gabryela Gabriel UNI7
  • Marco Aurélio Patrício Ribeiro
Palavras-chave: Escola; Gênero; Poder; Violência.

Resumo

O presente trabalho objetiva refletir sobre as representações que constroem as relações de gênero, bem como conscientizar os profissionais da educação sobre a necessidade dessa temática nos conteúdos e práticas pedagógicas. Para tanto, realiza-se um breve percurso na trajetória da educação, assim como as relações entre homens e mulheres, meninos e meninas, e suas respectivas relações de poder ao longo da história. A escola possui papel fundamental na construção de valores e, portanto, deve possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo a partir da compreensão das diferenças. Tal discussão é capaz de promover a conscientização a respeito da discriminação causada pela desigualdade de gênero. Para a realização desse estudo, realizou-se uma pesquisa de natureza bibliográfica e de abordagem qualitativa. Os principais autores que contribuíram para o desenvolvimento deste projeto foram Joan Scott (1990), Branca Moreira Alves e Jacqueline Pitanguy (1985), Pierre Bourdieu (1995) ao tratarmos sobre a violência e Guacira Lopes Louro (1997).

 

Referências

ALVES, Branca Moreira; PITANGUY, Jacqueline. O que é feminismo? . São Paulo: Abril Cultural, 1985.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:terceiro e quarto ciclos. Apresentação dos temas transversais. Brasília: MECSEF, 1998.

SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise. In: Educação e Realidade. v. 6 no. 2: Porto Alegre, 1990.

ALBERNAZ, Lady Selma; LONGHI, Márcia. Para compreender gênero: uma ponte para relações igualitárias entre homens e mulheres. In: SCOTT, Parry; LEWIS, Liana; QUADROS, Marion Teodósio de. Gênero, diversidade e desigualdades na Educação: interpretações e reflexões para a formação docente. Recife: Editora Universitária UFPE, 2009, p. 75-95.
Publicado
13-06-2019