A DESPATOLOGIZAÇÃO DA HOMOSSEXUALIDADE

  • Ana Karla Nunes Mendes Uni7
  • Alice Brandão Monteiro Uni7
Palavras-chave: Homossexualidade. Freud. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade.

Resumo

O  presente artigo traz uma breve explicação da história da homossexualidade, pretendendo apresentar uma discussão sobre esta e sobre como a mesma passou de prática institucionalizada, na era clássica, para uma prática condenada, e que, logo após, foi inserida na lista de doenças, analisando os problemas que tal encaixe proporcionou para estes indivíduos. Através de uma pesquisas bibliográfica e exploratória, apresentamos argumentos nos quais visam defender a despatologização e descriminalização da homossexualide, fundamentas nas ideias de Sigmund Freud e sua teoria da bissexualidade “originária”, concluiu-se que esta não é uma doença, ou um desvio de conduta, como já fora defendido por muitos psicanalistas.

Referências

BOCK, Ana M. B. Psicologias: Introdução ao estudo da psicologia. 13. ed. São Paulo: vozes, 1999.

BRASIL. Conselho Federal de Psicologia. Resolução nº 001, de 22 de março de 1999. Estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da Orientação Sexual. Disponível em: Acesso em: 21 de abril de 2018.
BRASIL. Conselho Regional de Psicologia da 6º Região. Psicologia e diversidade sexual (Caderno Temático 11). São Paulo: CRSP, 2011. Disponível em: Acesso em: 21 de abril de 2018.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 28. ed. PAZ E TERRA, 2008.
SANTOS, Fábio. Terra. Homossexualidade não é doença segundo a OMS; entenda, 2011. Disponível em: Acesso em: 22 de abril de 2018.
SOUZA, Felipe de. Carta de Freud para a mãe de um homossexual, 2014. Disponível em: Acesso em 22 de abril de 2018.
VASSALLO, Luiz. Estadão. ‘Retrocesso imenso’, diz Conselho de Psicologia sobre terapia de reversão sexual. Disponível em: Acesso em: 21 de abril de 2018.
Publicado
04-01-2019