EUSÉBIO PARA ALÉM DAS INDÚSTRIAS, CONDOMÍNIOS E SÍTIOS

  • Marcio Rodrigo Côelho de Carvalho UNI7
  • Brenda Maria Macedo Mendes UNI7
  • Paulo Victor Costa da Silva UNI7
Palavras-chave: História; Eusebio; Formação urbana.

Resumo

      É salutar o destaque inicial à informação de que o conteúdo exposto faz parte da pesquisa em andamento denominada Arrolamento do patrimônio cultural arquitetônico e urbanístico da cidade de Eusebio-CE. Está em desenvolvimento pelo grupo de estudos NUPHARQ – Núcleo de estudos sobre o patrimônio cultural e História em Arquitetura e Urbanismo, existente desde 2017.2, no curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário 7 de setembro – UNI7.  O início das pesquisas foi em março deste ano e tem como horizonte de finalização ainda neste semestre letivo, no mês de junho.

 

      Este resumo estendido tem como objetivo geral apresentar o levantamento de informações da história e da formação urbana do município de Eusebio. Traça-se, ainda como objetivo, a necessidade de ampliar narrativas acerca da existência deste município que ultrapassem os limites referencias de lugar de indústrias, de sítios e de condomínios. Reformular este estigma possibilita novas interpretações que fomentam um olhar sensível para a identificação das referências culturais na urbe em tela.

      Dentro dos aspectos metodológicos, busca-se em fontes secundárias como livros, sites, dissertações de mestrados e outras fontes bibliográficas informações que apresentem dados históricos e sobre a formação urbana.  Entre elas, ainda carece de pesquisa livros de memorialistas, poetas, cordelistas e demais escritores locais que versem sobre o assunto em pauta. Outras fontes imprescindíveis são as orais, ainda a serem exploradas.

Biografia do Autor

Brenda Maria Macedo Mendes, UNI7

Estudante de Arquitetura e Urbanismo da UNI7

Paulo Victor Costa da Silva, UNI7

Estudante de Arquitetura e Urbanismo da UNI7.

Referências

EUSEBIO, Prefeitura Municipal de. Alunos de Eusébio conhecem a história e o patrimônio do município, nos 30 anos de sua emancipação. Publicado em 23 de maio de 2017. Disponível via: http://eusebio.ce.gov.br/alunos-de-eusebio-conhecem-a-historia-e-o-patrimonio-do-municipio-nos-30-anos-de-sua-emancipacao/. Acesso em 03.03.2018, às 19h40.

______. Mapeamento Cultural – Selo UNICEF – Município Aprovado. Eusebio: Prefeitura Municipal de Eusébio, 2006.

GLOBO. Partiu apresenta curiosidades da história do Eusébio e projeto social na cidade (vídeo). Publicado em 10 de setembro de 2016. Disponível via: http://g1.globo.com/ceara/videos/t/todos-os-videos/v/partiu-apresenta-curiosidades-da-historia-do-eusebio-e-projeto-social-na-cidade/5295716/. Acesso em 10.03.2018, às 14h40.

NOGUEIRA, Cleiton Marinho. Lima. Expansão Metropolitana e dinâmica imobiliária: o município de Eusebio no contexto da Região Metropolitana de Fortaleza. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza-CE, 2011. Disponível via: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/7775/1/2011_dis_cmlnogueira.pdf. Acesso em 05.05.2018, às 13h40.

O POVO ONLINE. Anuário do Ceará 2017-2018 - Dados gerais do município de Eusebio. Disponível via: http://www.anuariodoceara.com.br/cidades/eusebio/. Acesso em 01.03.2018, às 20h30.
Publicado
04-01-2019
Seção
Resumo expandido - Arquitetura e Urbanismo