O PATRIMÔNIO CULTURAL NÃO CONSAGRADO DE EUSEBIO

  • Marcio Rodrigo Côelho de Carvalho UNI7
  • Larissa Sampaio Barreto UNI7
  • Iasmin Rodrigues UNI7
Palavras-chave: Eusebio; Patrimônio Cultural não consagrado; Arquitetura e Urbanismo;

Resumo

      É importante destacar, de pronto, que o conteúdo exposto faz parte da pesquisa em andamento denominada Arrolamento do patrimônio cultural arquitetônico e urbanístico da cidade de Eusebio-CE. Está em desenvolvimento pelo grupo de estudos NUPHARQ – Núcleo de estudos sobre o patrimônio cultural e História em Arquitetura e Urbanismo, existente desde 2017.2, no curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário 7 de setembro – UNI7.  O início das pesquisas foi em março deste ano e tem como horizonte de finalização ainda neste semestre letivo, no mês de junho.

 

      Este resumo estendido tem como objetivo geral apresentar o levantamento de informações sobre estudos técnicos e demais iniciativas acerca da identificação, inventariança, listagem e outros produtos no processo de identificação dos bens culturais existentes no município de Eusebio. Cabe ressaltar que o conteúdo não está legitimado por atos normativos e declaratórios de aplicação de instrumentos de proteção, a exemplo do Tombamento. Trata-se, aqui, da identificação não consagrada, mas que expressa os valores patrimoniais essenciais para a constituição de um conjunto de bens passíveis de preservação.

 

      Para tanto, desenvolveu-se como procedimentos metodológicos a busca de fontes documentais: em sites e vídeos na internet, nos acervos da Secretaria estadual de Cultural do Ceará – SECULT, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ceará – Iphan-CE e na Prefeitura Municipal de Eusebio, documentos, estudos, relatórios e demais escritos técnicos que apresentassem atividades de identificação e catalogação já realizadas na cidade em questão. Entre as possibilidades das referências culturais em celebrações, lugares, ofícios, formas de expressão, mestres da cultura, patrimônio vivo, paisagens, arqueologia, meio ambiente natural, etc., procura-se a especificidade da materialidade na arquitetura e urbanismo.

Biografia do Autor

Larissa Sampaio Barreto, UNI7

Estudante de Arquitetura e Urbanismo da UNI7

Iasmin Rodrigues, UNI7

Estudante de Arquitetura e Urbanismo da UNI7.

Referências

EUSEBIO, Prefeitura Municipal de. Alunos de Eusébio conhecem a história e o patrimônio do município, nos 30 anos de sua emancipação. Publicado em 23 de maio de 2017. Disponível via: http://eusebio.ce.gov.br/alunos-de-eusebio-conhecem-a-historia-e-o-patrimonio-do-municipio-nos-30-anos-de-sua-emancipacao/. Acesso em 03.03.2018, às 19h40.

______. Mapeamento Cultural – Selo UNICEF – Município Aprovado. Eusebio: Prefeitura Municipal de Eusébio, 2006.

GLOBO. Partiu apresenta curiosidades da história do Eusébio e projeto social na cidade (vídeo). Publicado em 10 de setembro de 2016. Disponível via: http://g1.globo.com/ceara/videos/t/todos-os-videos/v/partiu-apresenta-curiosidades-da-historia-do-eusebio-e-projeto-social-na-cidade/5295716/. Acesso em 10.03.2018, às 14h40.

IPHAN. Mapeamento do Acervo Documental do Patrimônio Imaterial do Ceará. Fortaleza: Iphan-CE, s/d.
Publicado
04-01-2019
Seção
Resumo expandido - Arquitetura e Urbanismo