PSICANÁLISE E MATRIZES DO PENSAMENTO

HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA

  • Luiz Henrique Costa de Figueiredo Henrique Costa de Figueiredo Uni7
Palavras-chave: Psicanálise, História da psicanálise, Matriz ideológica, História e epistemologia da psicologia

Resumo

A psicanálise é uma ciência que surge em berço privilegiado, banhado de conhecimentos emergentes e convergência de culturas e formas de pensamento. Com o intuito de conhecer os aspectos históricos e epistemológicos do surgimento da psicanálise, foi realizada a busca bibliográfica de estudos sobre o assunto, relacionando com a ideia de Matrizes do pensamento, defendida por Luis Claudio Figueiredo. Encontramos nesta teoria um campo que caminha entre diversas tendências, representando a multiplicidade do pensamento contemporâneo, alinhando em seu arsenal teórico diversas tendências epistemológicas.

Referências

BOCK, Ana MercêsBahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Lourdes T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. Bacabal, São Paulo, 2015.
FIGUEIREDO, Luis Cláudio. Para além das matrizes: a psicanálise como enclave da modernidade. Revista de psicologia, v.21,1,p.103-110, Fortaleza, jan.-dez. 2003.
FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do eu. In- Edição Standard Brasileira. São Paulo,2000.
JACÓ-VILELA, Ana Maria; FERREIRA, Arthur Arruda L., PORTUGAL, Francisco Teixeira. História da psicologia: Rumos e percursos. Nau, 3° ed. Rio de Janeiro, 2005.
JAPIASSU,Hilton Ferreira. Introdução ao pensamento epistemológico. Francisco Alves, 6° ed, Rio de Janeiro,1934.
LIMA,Marcos A.m., MARINELLI, Marcos. A epistemologia de Gaston Bachelard: uma ruptura com as filosofia do imobilismo. Revista de ciências humans,v.45,2,p.393-406, Florianópolis, out. 2011.
Publicado
04-01-2019