UM PANORAMA DOS CURSOS SUPERIORES DE ARQUITETURA E URBANISMO NO CEARÁ

UM INDICATIVO DA NECESSIDADE DE INSERÇÃO DA DOCÊNCIA QUALIFICADA.

  • Carla Nones Centro Universitário 7 de Setembro - UNI7
  • Tiago Bezerra Souza
Palavras-chave: ensino superior de arquitetura e urbanismo, docência, formação acadêmica.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa quantitativa, entre a oferta de profissionais arquitetos com qualificação para docência e a demanda das novas instituições superiores de arquitetura e urbanismo no estado do Ceará. Este processo de expansão de cursos de arquitetura e urbanismo resulta em um abrupto aumento da demanda por docentes qualificados desde 2012 até os tempos atuais, tendo como oferta para formação destes profissionais apenas um curso de mestrado em arquitetura no estado, criado em 2016.

Referências

ABEA. Quase 300 cursos de arquitetura e urbanismo no País: como tratar a qualidade com tanta quantidade? Disponível em. http://www.abea-arq.org.br/?p=382. Acesso em 25 março 2018.

BRAGA, R. Análise Setorial do ensino superior privado. HOPER, Foz do Iguaçu, 2009.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB Lei nº 9394/96.

CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO CAU/BR. Censo dos Arquitetos e Urbanistas. Brasil, 2012. Disponível em http://www.caubr.gov.br/censo/resource/site/pdf/nacional/Censo-CAU-Brasil.pdf. Acessado em 25 março 2018.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO CEARÁ: Evidências recentes e reflexões. Fortaleza: IPECE, 2014.

DURAND, J. C. G; A PROFISSÃO DO ARQUITETO (Estudo sociológico). Ed. ATERP. São Paulo, 1974.

GIL, A.C.; Didática do ensino superior. São Paulo. Atlas, 2010

LEMOS, C.A.C.; Arquitetura Brasileira. São Paulo: Melhoramentos: Ed. Da Universidade de São Paulo, 1979.

LIMA NETO, J.P. O ensino de arquitetura com agente transformador da prática profissional. Dissertação de mestrado Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Arquitetura. 2007. Disponível em http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/RAAO-7BRKWL/disserta__o_com_ficha_catalogr_fica___21_11_07.pdf?sequence=1. Acesso em 25 março 2018. Do ensino superior
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – Secretária de Educação Superior, Programa de expansão do sistema público federal de educação superior. 2004/2006.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. Disponível em http://emec.mec.gov.br/. Acesso em 25 março 2018.

PIMENTA, S.G. Docência no ensino superior. 2 Ed. São Paulo: Cortez, 2005
SANTOS, M.; A Urbanização Brasileira. 5° edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008
SANTOS, M. O ensino superior público e particular e o território brasileiro. Brasília: ABMES, 2000
SOUZA, K.M.; TEORIA E PRÁTICA: A formação e a produção de engenheiros e arquitetos no Rio de Janeiro, 1890-1970. Tese: Doutorado em História e Teoria da Arte. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008. Disponível em http://www.livrosgratis.com.br/download_livro_145700/teoria_e_pratica-_a_formacao_e_a_producao_de_engenheiros_e_arquitetos_no_rio_de_janeiro__1890-1910 25 março 2018. Acessado em 25 março 2018.

VASCONCELOS, M.L.M.C.; A formação do professor do ensino superior. 2 Ed. São Paulo: Pioneira, 2000.

ZABALZA, M.A.; O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Publicado
04-01-2019
Seção
Artigos - Arquitetura e Urbanismo