DO LIBERALISMO CLÁSSICO AO NEOLIBERALISMO

LIBERDADE E IGUALDADE À LUZ DA DEMOCRACIA

  • DÉBORA MARIA MARTINS UNICHRISTUS
  • Jacqueline Alves Soares
Palavras-chave: Liberalismo clássico, Neoliberalismo, Democracia

Resumo

O presente trabalho busca investigar a relação, na atualidade, entre neoliberalismo e democracia. Analisando, destarte, as características de movimentos passados, como o liberalismo clássico, que influenciaram o neoliberalismo. Na perspectiva de entender a relação as consequências sociais trazidas pelo movimento neoliberal, principalmente na sua relação com o regime democrático. Em termos metodológicos, a pesquisa se mostra como qualitativa, utilizando-se de fontes bibliográficas. Tem-se como resultado provisório a observância de um possível esvaziamento da democracia, a partir de seu pr´íncipio-base: a soberania popular.

Referências

ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo(Orgs.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
BOBBIO, Norberto. Liberalismo e Democracia. 6 ed. Tradução Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Brasiliense, 2000.
BONAVIDES, Paulo. Do Estado Liberal ao Estado Social. 11 ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2013.
BORÓN, Atilio. A sociedade civil depois do dilúvio neoliberal. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo(Orgs.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
PEIXOTO, Maurício Muriack de Fernandes e. Do constitucionalismo social ao desconstitucionalismo neoliberal: uma análise da historicidade do movimento constitucional no início do século XXI sob uma perspectiva da reconstrução fraternal do humanismo. Amicus Curiae, Santa Catarina, v. 8, n. 8, p. 1-28, 2011. Disponível em Acesso em 31 mar. 2018.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 19. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2010.
TODOROV, Tzvetan. Os inimigos íntimos da democracia. Tradução Joana Angélica d’Avila Melo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
Publicado
04-01-2019