A CORRELAÇÃO ENTRE JUSTIÇA SOCRÁTICA E ARISTOTÉLICA E O PRINCÍPIO DA ISONOMIA

UMA ANÁLISE PRÁTICA E CONCEITUAL

  • Dâmaris Lívia Pinheiro Damasceno UNIFOR
Palavras-chave: Isonomia, Sócrates, Aristóteles, Justiça-Meio, Proporcionalidade, Justiça Social

Resumo

O presente artigo traz como problemática como compreender o Princípio da Isonomia e sua concretização, por meio da concepção de Justiça Socrática e Aristotélica através do tempo e na atualidade. Tendo em vista que possui por objetivo investigar a aplicação prática de ambos os conceitos e elucidar sua reflexão direta com a Isonomia na sociedade hodierna, assim como seu histórico. A metodologia aplicada ao artigo será bibliográfica e documental, através dos textos legais marcantes ao decorrer dos séculos, assim como pesquisadores da área do Direito e Filosofia, e, indubitavelmente, os textos de A República e Ética a Nicômaco. Por fim, poderá ser percebido a atualidade de tal pensamento e a necessidade de seu constante e incessante estudo, pois acompanha a sociedade. Portanto, sendo de suma importância a todos que vivem no presente Estado de Bem Estar Social, ou seja, aos operadores do direito, aos legisladores, e sobretudo, ao povo.

Referências

ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1949
ASSEMBLÉ NATIONAL. Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão. França. 1789.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco (Coleção Os Pensadores – Vol. 2). São Paulo: Nova Cultural. 1991.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.
CÓDIGO de Hamurábi: O Manual dos Inquisidores: A Lei das XII Tábuas: A Lei do Talião. Disponível em: . Acesso em: 07 maio 2018.
DELMANTO JUNIOR, Roberto. Reforma Penal e Tolerância Zero. Revista Jurídica Consulex, Brasília, v.12, n. 276, p.22-23, jul. 2008.
DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias IFOPEN, jun. 2014. Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2018.
PLATÃO. A República. São Paulo: Difusão Europeia do Livro. 1965.
ROTHENBURG, Walter Claudius. IGUALDADE MATERIAL E DISCRIMINAÇÃO POSITIVA: O PRINCÍPIO DA ISONOMIA. Novos Estudos Jurídicos, [Vale do Itajaí], v. 12, n. 2, p.77-92, ago. 2008. Disponível em: . Acesso em: 08 maio 2018.
Publicado
04-01-2019