CONHECENDO A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO DO PSICÓLOGO NO HOSPITAL

  • Rebecca Rodrigues da Silva Carvalho Centro Universitário Sete de Setembro
  • Alian Rosa Pontes Rocha Aguiar Centro Universitário Sete de Setembro
  • Lorenza Araújo Silva Centro Universitário Sete de Setembro
Palavras-chave: Psicologia Hospitalar. Oncologia. Sofrimento Psíquico.

Resumo

Nosso estudo objetiva conhecer o trabalho do psicólogo na área hospitalar. A escolha pelo tema foi decorrente do anseio de compreendermos como acontece o trabalho do psicólogo no espaço hospitalar. Delimitamos como temática, a atuação do psicólogo junto à oncologia, pois entendemos que este é um espaço em que poderemos compreender a importância do psicólogo na equipe multiprofissional. Para realização do estudo, foi utilizada a metodologia qualitativa e o método da observação que nos permitiram, tanto conhecer a prática da psicologia no hospital, assim como, refletir criticamente sobre essa prática. Como resultado, foi possível compreender que a psicologia, no trabalho da oncologia, tem realizado um atendimento humanizado e possibilitado uma minimização de ser sofrimento psíquico decorrente de sua ‘doença’.

Referências

MARCONI, M. LAKATOS, E. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARCONI, M. LAKATOS, E. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MACHADO, Érica. O luto no contexto hospitalar. Psicologia: portal do psicólogo, 2014. Disponível em: Acesso em:11 out. 2017.
MESQUITA, Darcilene, et al. O psicólogo atuando junto à criança hospitalizada. Cadernos de Graduação, 2013. Disponível em: Acesso em: 10 out. 2017.
RIBEIRO, I. LEAL, S. A atuação do psicólogo junto do paciente crítico, seus familiares e equipe de saúde. In: Psicologia Hospitalar e da Saúde. 2. Ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2011.
Publicado
04-01-2019