A (DES) VINCULAÇÃO DAS RECEITAS ARRECADADAS MEDIANTE TAXAS

  • Guilherme Augusto Castro de Oliveira UNI7
  • Ingridy Praciano Fernandes Teixeira
Palavras-chave: Tributário. Desvinculação. Receita Tributária. Taxas.

Resumo

Este artigo objetiva analisar a vinculação ou não dos recursos arrecadados mediante taxas pelos entes tributantes, dado a ausência de disposição expressa na Constituição Federal sobre o tema, o que tem gerado na doutrina pátria debates acerca da possibilidade de tal desvinculação, que foi mantida pela EC 93/2016, que postergou o prazo no qual 30% das receitas oriundas de taxas, contribuições sociais e contribuições de intervenção no domínio econômico são desvinculadas de qualquer fim. O artigo se dividiu em cinco partes. A primeira se dedicou ao estudo das taxas enquanto espécies tributárias, analisando princípios e classificações do Direito Tributário atinentes a elas. A segunda analisou a classificação que a doutrina faz com os tributos no que tange a vinculação do mesmo quanto a uma contraprestação estatal ou não e a outra quanto a vinculação ou não do produto da arrecadação a um fim específico. A terceira tratou das visões doutrinárias acerca do assunto, o que serviu de base para chegar à conclusão do presente trabalho. A quarta tratou da natureza jurídica das normas componentes dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCTs), normas que foram a referência hermenêutica para uma interpretação com a qual se chegasse a conclusão do presente estudo. A quinta analisou o dispositivo do ADCT em si e expôs algumas ferramentas hermenêuticas que foram utilizadas na interpretação do aludido dispositivo, o que se permitiu concluir que há, de forma lógica, na Constituição, a determinação da vinculação das receitas de taxas.

Palavras-chave: Tributário. Desvinculação. Receita Tributária. Taxas.

Referências

ADCT: função e interpretações práticas. Disponível em: http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9457> Acesso em 2 Mai. 2018.

ALEXANDRE, Ricardo. Direito Tributário Esquematizado. 4 Ed. São Paulo. Método.2010

ÁVILA, Humberto. As Taxas e a sua mensuração. Revista Dialética de Direito Tributário. n.204.São Paulo-SP. Dialética.09/2012.

BRASIL. Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF. Seção 1. p. 1

BRASIL. Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF. Seção 1. p.12.541.

BULOS, Uadi Lammêgo. Curso de Direito Constitucional. 6 Ed. São Paulo. Saraiva. 2011

CARRAZZA, Roque Antônio. Curso de Direito Constitucional Tributário. 28 Ed. São Paulo-SP. Malheiros Editores LTDA. 2014

Desvinculação da receita arrecadada pelas taxas do DETRAN. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,desvinculacao-da-receita-arrecadada pelas-taxas-do-detran,588661.html
Acesso em 2 Mai. 2018.

Entendendo a Desvinculação de Receitas de Estados e Municípios (DREM). Disponível em: Acesso em 28 Abr. 2018.

FRANÇA, R. Limongi. Hermenêutica Jurídica. 12 Ed. São Paulo. Revista dos Tribunais LTDA. 2014

HORTA, Raul Machado. Direito Constitucional. 2 Ed. Belo Horizonte. Del Rey. 1999

ROCHA, Roberval. Direito Tributário. 2 Ed. Salvador. JusPodivm. 2015

PAULSEN, Leandro. Direito Tributário Constituição e Código Tributário à luz da doutrina e da jurisprudência. 15 Ed. Porto Alegre. Livraria do Advogado. 2013

SABBAG, Eduardo. Manual de Direito Tributário. 5 Ed. São Paulo. Saraiva. 2013

SCHOUERI, Luís Eduardo. Direito Tributário. 2 Ed. São Paulo. Saraiva. 2012

WEISS , Fernando Lemme. Os Fundamentos para instituição e cobrança das taxas. Revista Dialética de Direito Tributário. Nº 237. São Paulo. Dialética. 06/2015.
Publicado
04-01-2019