NORBERT ELIAS E A SOCIEDADE DOS INDIVÍDUOS

O HABITUS QUE DISSEMINOU O NAZISMO

  • Letícia Christhina Costa Belém Unifor
  • Mariana Dionisio de Andrade
Palavras-chave: Habitus, nazismo, a sociedade dos indivíduos, indivíduo

Resumo

O presente artigo sustenta uma análise do posicionamento do autor Norbert Elias (1897 – 1990) sobre o habitus em seu livro A Sociedade dos Indivíduos, cujo primeiro ensaio foi publicado em 1939. Esse estudo foi feito com base na análise qualitativa da obra de Elias e da de outros autores, da investigação sobre o passado histórico do filósofo aqui retratado e de sua consequente relação com o nazismo alemão. Realiza-se aqui, portanto, uma abordagem histórica, filosófica e social no que concerne ao indivíduo, ao habitus coletivo, ao habitus individual e à ideologia Nacional-Socialista imposta pelo político Adolf Hitler (1889 – 1945) entre os anos de 1933 e 1945, mas que ainda serve de exemplo para o entendimento mais aprofundado da questão proposta por Elias. Conclui-se que o habitus social pode ser visto como um fator presente, mutável e influenciador por diversos meios políticos, religiosos, antropológicos e sociológicos existentes na atualidade mundial.

Referências

ALEMANHA. Constituição (1919). Die Verfassung Des Deutschen Reichs vom 11. August 1919. Schwarzburg. Tradução pela autora.

ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém: Um relato sobre a banalidade do mal. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

ELIAS, Norbert. A Sociedade dos Indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.

ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1990.

HITLER, Adolf. Minha Luta. Brasília: Editora Do Carmo, 2016.

MACMILLAN, Margaret. A Primeira Guerra Mundial: - que acabaria com as guerras. São Paulo: Editora Globo, 2013. Tradução de: Glauber Vieira.

MARQUES, Raphael Peixoto de Paula. Repressão política e usos da Constituição no governo Vargas (1935-1937): a segurança nacional e o combate ao comunismo. 2011. 219 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Direito, Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

PERRY, Marvin; SCHWEITZER, Frederick M.. Antisemitism: Myth and Hate from Antiquity to the Present. Nova Iorque: Palgrave Macmillan, 2002. Tradução pela autora.

SZAJKOWSKI, Zosa. Jews, War, and Communism. New York: KTAV Publishing House, 1972. Tradução pela autora.
Publicado
04-01-2019