APLICAÇÃO DA TEORIA DE MAQUIAVEL NA REALIDADE BRASILEIRA

UMA ANÁLISE DO GOVERNO DE GETÚLIO VARGAS DURANTE O ESTADO NOVO

  • Jayane Aissa Andrade de Oliveira Uni7
Palavras-chave: Maquiavel, vargas, estado novo, amado, temido

Resumo

Uma análise da realidade brasileira,por meio da pespectiva das teorias de maquivel com relação a escolha do princípe entre ser amado e ser temido para permanecer no Poder. Tem como objeto de exempificação o governo de Getúlio Vargas durante o Estado Novo.Nesse sentido,é realizada uma avaliação da atuação de Vargas a fim de esclarecer qual posição este escolheu,se foi ser amado ou temido pelo povo,com foco na eficiência dessa escolha, e averiguar se a teoria de Maquiavel que afirma que para se manter no poder é bom que o governante seja tanto popular quanto rígido realmente se aplicou no âmbito do Estado Brasileiro nesse período.

Referências

RAUPP, Fabiano M. BEUREN, Maria I; Como Elaborar Trabalhos Científicos em Contabilidade-Teoria e Prática. 3ª Edição. Editora Atlas, 2006, p.87.
GERHARDT, E. Tatiana. SILVEIRA, T. Denise. Métodos de pesquisa. 1° Edição. Editora da UFRGS. Porto Alegre, 2009, p.35.
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. 2 ° Edição. Editora Martins Fontes, 1996, p. 80.
KRONEMBERGER, S. Thais. MALTA, Marcio. CONSIDERAÇÕES SOBRE A QUESTÃO DO ESTADO EM MAQUIAVEL E EM HOBBES. Rio De Janeiro. Artigo, 2013, p. 71.
TUCCI, M. Luiza. Sob a máscara do nacionalismo Autoritarismo e anti-semitismo na Era Vargas (1930-1945). Universidade de São Paulo. São Paulo. 1990.
FERREIRA, Jorge. Trabalhadores do Brasil.2 ° Edição. Editora 7 Letras. 1997, p.12 e 18.
RIBEIRO, Fabiano. O Estado Novo Varguista: Repressão e Ditadura, Por quê?. VII Congresso Internacional de História. 2015, p 1780.
Publicado
04-01-2019