CLÍNICAS JURÍDICAS DE DIREITOS HUMANOS
UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA
Palavras-chave:
Direitos Humanos; Clínicas Jurídicas; Educação ClínicaResumo
Trata-se de um estudo sobre a importância das clínicas jurídicas para uma renovação da metodologia do ensino jurídico, no qual se busca compreender como elas podem se apresentar de modo a ser ferramenta de intensificação para a formação de profissionais mais humanos, capazes de se tornar agentes transformadores da realidade social.
Referências
BENEVIDES, Maria Victoria. Educação em direitos humanos: de que se trata. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite. Formação de Educadores: Desafios e Perspectivas e Perspectivas. São Paulo: UNESP, 2003.
LAPA, Fernanda Brandão. Clínica em direitos humanos: Uma proposta metodológica para a educação jurídica no Brasil. Rio de Janeiro: LumenJuris, 2014.
MACIEL, Talita Santana; BRABO, Tânia Suely Antonelli Marcelino. Educação em direitos humanos e relações sociais de gênero: discussões em busca de uma “educação mais humana”. Reflexão e Ação, v. 24, n. 1, p. 138-156, 2016.
RUTIS, Luís Augusto. O Método Clínico e o Déficit Social e Pedagógico do Ensino Jurídico Brasileiro. In: MENEZES, Fabiana Soares; NICÀCIO, Camila Silva; THIMBAU, Tereza Cristina Sorice Baracho. Clínicas de direito e o ensino jurídico no Brasil: Da crítica à prática que renova. Minas Gerais: Arraes, 2017.
SILVA, Aida Maria Monteiro; TAVARES, Celma. Educação em direitos humanos no Brasil: contexto, processo de desenvolvimento, conquistas e limites. Educação, v. 36, n. 1, 2013.
WARAT, Luis Alberto. Saber crítico e senso comum teórico dos juristas. Seqüência: Estudos Jurídicos e Políticos, v. 3, n. 5, 1982.
LAPA, Fernanda Brandão. Clínica em direitos humanos: Uma proposta metodológica para a educação jurídica no Brasil. Rio de Janeiro: LumenJuris, 2014.
MACIEL, Talita Santana; BRABO, Tânia Suely Antonelli Marcelino. Educação em direitos humanos e relações sociais de gênero: discussões em busca de uma “educação mais humana”. Reflexão e Ação, v. 24, n. 1, p. 138-156, 2016.
RUTIS, Luís Augusto. O Método Clínico e o Déficit Social e Pedagógico do Ensino Jurídico Brasileiro. In: MENEZES, Fabiana Soares; NICÀCIO, Camila Silva; THIMBAU, Tereza Cristina Sorice Baracho. Clínicas de direito e o ensino jurídico no Brasil: Da crítica à prática que renova. Minas Gerais: Arraes, 2017.
SILVA, Aida Maria Monteiro; TAVARES, Celma. Educação em direitos humanos no Brasil: contexto, processo de desenvolvimento, conquistas e limites. Educação, v. 36, n. 1, 2013.
WARAT, Luis Alberto. Saber crítico e senso comum teórico dos juristas. Seqüência: Estudos Jurídicos e Políticos, v. 3, n. 5, 1982.
Downloads
Publicado
2019-01-04
Edição
Seção
Resumo expandido - Direito