UM DIA DE 24H

  • Isabela Soares dos Santos Thé Uni7
  • Micaelle Machado
  • Mateus Nogueira
  • Iann Gabriel
Palavras-chave: Planejamento; Campanha; Verba; Desafio; Inovador;

Resumo

Foi desenvolvida uma campanha publicitária para uma ONG fictícia, a Abrigo, a partir de um trabalho acadêmico proposto pelo professor na disciplina de Projeto Experimental em Mídias Analógicas. A ONG se propõe a cuidar de pessoas desabrigadas. O desafio era posicionar a instituição, construir uma imagem positiva da ONG junto a sociedade a partir de um planejamento, criar um projeto que divulgasse o trabalho da instituição, aumentaando a sua arrecadação, sem nenhuma verba disponível. Segundo Lupetti7 em seu livro Planejamento de comunicação, o Posicionamento é aquilo que as pessoas retêm em suas mentes, a respeito de determinada empresa, produto ou pessoa. Portanto, nos concentramos na importância de posicionar de forma sábia a instituição. Três peças eram obrigatórias nessa campanha: anúncio para um jornal, uma revista e panfletos. Outras peças e ações poderiam ser desnvolvidas desde que fossem viáveis, ou seja o grupo precisava pensar estratégias que não demandassem altos custos. A campanha foi pensada de acordo com essas variáveis e o plano foi tomando forma a partir da escolha do argumento principal. Foi necessário mergulhar no universo daqueles que desejam mudar a realidade social com ações articuladas pelo terceiro setor. Era essencial pensar como instituição engajada socialmente, como público alvo (possíveis contribuintes) e como os próprios moradores de rua para criar uma campanha forte e eficiente. O desafio foi lançado e a equipe desejava desenvolver um trabalho que atendesse às exigências do “cliente” e que fugisse do comum. O grupo queria um argumento criativo, inovador e bem sucedido.

Publicado
05-03-2018
Seção
Relatório técnico - Publicidade e Propaganda