ANÁLISE DO MICROCRÉDITO NO MERCADO INFORMAL
reais oportunidades de desenvolvimento individual e local?
Resumo
As feiras livres proporcionam à população bens em preço acessível, se comparadas às redes de varejo, dada a realidade do desconto imediato e a necessidade de venda do estoque por parte do feirante. Os programas de microcrédito ampliam o protagonismo dos segmentos de baixa renda. Analisou-se a influência do microcrédito no empreendedorismo em feiras móveis de Fortaleza, uma vez que o capital é essencial para a realização do negócio, e estudou-se a relação entre o desenvolvimento comercial de cada feirante e a utilização do microcrédito. A feira móvel estudada percorre os bairros Cidade 2000, Praia do Futuro e Mucuripe, semanalmente. Foi utilizado o método etnográfico para compreender culturalmente o modus operandi das feiras. O interesse na expansão do negócio próprio e formalização foi recorrente naqueles que utilizavam o microcrédito, confirmando a hipótese levantada de que há relação entre a utilização deste financiamento e a autoidentificação do feirante como empreendedor.