ANÁLISE DO MICROCRÉDITO NO MERCADO INFORMAL

reais oportunidades de desenvolvimento individual e local?

  • Aline Maria Coelho Girão Universidade de Brasília/Graduanda
  • Lívia Oliveira Lemos Centro Universitário 7 de Setembro/Graduanda
  • Lara Capelo Cavalcante Universidade Federal do Ceará/Docente
Palavras-chave: Microcrédito, Informalidade, Empreendedorismo, Direitos Humanos

Resumo

As feiras livres proporcionam à população bens em preço acessível, se comparadas às redes de varejo, dada a realidade do desconto imediato e a necessidade de venda do estoque por parte do feirante. Os programas de microcrédito ampliam o protagonismo dos segmentos de baixa renda. Analisou-se a influência do microcrédito no empreendedorismo em feiras móveis de Fortaleza, uma vez que o capital é essencial para a realização do negócio, e estudou-se a relação entre o desenvolvimento comercial de cada feirante e a utilização do microcrédito. A feira móvel estudada percorre os bairros Cidade 2000, Praia do Futuro e Mucuripe, semanalmente. Foi utilizado o método etnográfico para compreender culturalmente o modus operandi das feiras. O interesse na expansão do negócio próprio e formalização foi recorrente naqueles que utilizavam o microcrédito, confirmando a hipótese levantada de que há relação entre a utilização deste financiamento e a autoidentificação do feirante como empreendedor.

 

Biografia do Autor

Aline Maria Coelho Girão, Universidade de Brasília/Graduanda

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília.

Lívia Oliveira Lemos, Centro Universitário 7 de Setembro/Graduanda

Graduanda em Direito pelo Centro Universitário 7 de Setembro e em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará.

Lara Capelo Cavalcante, Universidade Federal do Ceará/Docente

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Direito Constitucional pela
Universidade de Fortaleza. Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza. Professora da
Universidade Federal do Ceará.

Publicado
05-03-2018