O “infraestrutural ampliado” no processo projetual

Revisão teórica das experiências em duas escolas de arquitetura

  • Raony Rodrigues Bernardo Centro Universitário 7 de Setembro
  • Jesiely Ferreira Melo UNI7 - Centro Universitário 7 de Setembro
Palavras-chave: Projeto Arquitetônico, Diagrama Abstrato, Metodologia de Projeto, Colagem, Prática em Arquitetura

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal evidenciar o tema fundamental da pesquisa do professor Diego Aníbal Portas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – “BUENOS AIRES - RIO DE JANEIRO - O infraestrutural e uma experiência em duas escolas de arquitetura” − sobre o “infraestrutural ampliado”, compreendendo a importância primordial da aplicação deste conceito como metodologia de projeto. Para isto, analisou-se dois exemplos concretos do ponto de vista do infraestrutural a partir de duas escolas de arquitetura: primeiramente, um estudo mais analítico sobre a escola de arquitetura de Buenos Aires e, finalmente, uma experiência com um caráter bem mais prático, de aplicação metodológica, na escola do Rio de Janeiro. Com isto, procurou-se entender como este tipo de metodologia de projeto se comporta no meio acadêmico e quais seus possíveis reflexos diante da prática profissional, durante o processo projetual.

Referências

ALLEN, Stan. Condições de Campo. In: SYKES, A. Krista (Org.). O campo ampliado da arquitetura: Antologia teórica, 1993-2009. São Paulo: Cosac Naify, 2013, p. 91-103. (Texto original publicado em 1996).
LASSANCE, Guilherme; ENGEL, Pedro. Da composição de agendas no ensino de projeto. In: CABRAL, Claudia Costa; COMAS, Carlos Eduardo Dias (org.). Anais do IV Enanparq. Porto Alegre: Propar / Ufrgs, 2016. p. 1-14.
PORTAS, Diego Aníbal. Buenos Aires – Rio de Janeiro: O infraestrutural e uma experiência em duas escolas de arquitetura. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
PORTAS, Diego Aníbal. Workshop Edifício Urbano. ATELIÊ SEM FRONTEIRAS, II, 13 a 17 de jan. de 2020, Fortaleza, Ceará. Universidade Federal do Ceará, 2020.
Publicado
09-09-2021