Autopublicação no Brasil:

Estratégias de marketing digital para autores independentes nas redes de comunicação online

  • Ana Silva Universidade Sete de Setembro
Palavras-chave: Mercado editorial. Escritor independente. Autopublicação. Marketing editorial. Marketing digital.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é analisar as estratégias de marketing digital usadas por escritores independentes para divulgação de suas obras nas redes de comunicação online. Compreendendo que a autopublicação no Brasil é o recorte real do cenário mercadológico editorial nacional, e as ramificações dessa realidade é a convergência com o marketing digital. É notável que esse mercado tem se adaptado à evolução tecnológica e ao comportamento do consumidor. As novas interações sociais online são responsáveis por uma mudança abrangente na relação entre autor e leitor. Tal ascensão reflete diretamente na independência dos autores. Os meios de publicação já não são fatores limitantes depois que houve o surgimento de modelos de negócios relacionados ao livro digital. A diversidade de opções para se autopublicar é a nova realidade do mercado editorial, tal liberdade permite que  exista uma busca maior pela autopublicação. Esse estudo visa alcançar autores que publicaram de forma  independente em qualquer período entre: 2019 a 2021 e analisar através de pesquisa aberta e fechada as estratégias usadas no meio online para promoção de suas obras. Entendendo que o  mercado editorial continua em transformação, fato esse que explica a velocidade do desenvolvimento de plataformas e ferramentas que facilitam a publicação independente, não sendo mais obrigatório ter vínculos legais com editoras para se lançar como um empreendedor no nicho literário. É necessário compreender o desenvolvimento desse mercado e traçar hipóteses do perfil dos escritores e sua familiaridade com o marketing digital, suas estratégias de rentabilidade e seu relacionamento com seus públicos.

Referências

BAEZ, Brenda; SAMPAIO, Jana. Portal Puc-Rio Digital. Com 10% do mercado, autopublicação vira bola da vez. Disponível em: http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=22914&sid=55#.YJltVaFv_IU. Acesso em 10 maio. 2021.

MCLUHAN, Marshal. A galáxia de Gutenberg: a formação do homem tipográfico. São Paulo: Editora Nacional, Editora da USP, 1972.

MELO, Rebeca. O perfil dos escritores independentes no Brasil. João Pessoa, 2016.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. Atlas, 2008.

SANTOS, Janiele. Livro Digital: estudo de cenários do setor editorial nacional. João Pessoa, 2017.

VIRGINIO, Rennam; NICOLAU, Marcos. A autopublicação de livros digitais no Brasil: Novas perspectivas para autores independentes. João Pessoa, 2014.
Publicado
09-09-2021
Seção
Resumo expandido - Sistemas de Informação