Autopublicação no Brasil:
Estratégias de marketing digital para autores independentes nas redes de comunicação online
Palavras-chave:
Mercado editorial. Escritor independente. Autopublicação. Marketing editorial. Marketing digital.Resumo
O objetivo dessa pesquisa é analisar as estratégias de marketing digital usadas por escritores independentes para divulgação de suas obras nas redes de comunicação online. Compreendendo que a autopublicação no Brasil é o recorte real do cenário mercadológico editorial nacional, e as ramificações dessa realidade é a convergência com o marketing digital. É notável que esse mercado tem se adaptado à evolução tecnológica e ao comportamento do consumidor. As novas interações sociais online são responsáveis por uma mudança abrangente na relação entre autor e leitor. Tal ascensão reflete diretamente na independência dos autores. Os meios de publicação já não são fatores limitantes depois que houve o surgimento de modelos de negócios relacionados ao livro digital. A diversidade de opções para se autopublicar é a nova realidade do mercado editorial, tal liberdade permite que exista uma busca maior pela autopublicação. Esse estudo visa alcançar autores que publicaram de forma independente em qualquer período entre: 2019 a 2021 e analisar através de pesquisa aberta e fechada as estratégias usadas no meio online para promoção de suas obras. Entendendo que o mercado editorial continua em transformação, fato esse que explica a velocidade do desenvolvimento de plataformas e ferramentas que facilitam a publicação independente, não sendo mais obrigatório ter vínculos legais com editoras para se lançar como um empreendedor no nicho literário. É necessário compreender o desenvolvimento desse mercado e traçar hipóteses do perfil dos escritores e sua familiaridade com o marketing digital, suas estratégias de rentabilidade e seu relacionamento com seus públicos.
Referências
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