Projeto de Fundição em Areia

  • Antonia Daniele Souza Bruno Costa UNI7/Engenharia
Palavras-chave: fundição em areia, alumínio, areia verde

Resumo

A fundição é um processo de fabricação amplamente usado devia a sua flexibilidade na criação de objetos com diferentes formas. O alumínio e suas ligas têm se destacada no processo de fundição por se tratarem de materiais de baixo ponto de fusão, excelente fluidez e alto coeficiente de transferência, o que permite ciclos mais rápidos de produção. Esse trabalho tem por objetivo a obtenção de uma peça fundida em molde de areia. Para tanto, foram necessárias as seguintes etapas: moldagem (construção das caixas de moldagem, preparação da areia de fundição), fusão de barras de alumínio, vazamento no molde, desmoldagem, rebarbação e limpeza da peça.

Referências

BALDIN, M. C.; BATISTA, G. M.; VERRAN, G. O. Estudo do refino dendrítico celular da Liga 356 usando titânio e boro como nucleante. In: Congresso Brasileiro de Ciência dos Materiais – CBECIMAT, 20°, 2012, Joinville-SC, ref. 302 - 301.
BENEMANN, Tarcila Pedrozo; WOLFART JÚNIOR, Mário. Análise do Refino de Grão da Liga de Alumínio Eutético através da curva de resfriamento. In: Semana da Ciência e Tecnologia, VI, 2017, Instituto Federal Catarinense – Campus Lucerna, p. 11 – 25.
GROOVER, Mikell P. Introdução aos processos de fabricação. Rio de Janeiro: LTC - LIVROS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS EDITORA S.A, 2018. 737 p. ISBN 978-85-216-2519-3. Português.
CHIAVERINI, Vicente. Tecnologia Mecânica: Processos de fabricação e tratamento. Vol. 2., 2ª ed. São Paulo: . 1986. 315 p. PORTUGUÊS. v.2.
BALDAM, Roquemar de Lima; VIEIRA, Estéfano Aparecido. Fundição: Processos e Tecnologias Correlatas. São Paulo: Editora Érica, 2014.
Publicado
15-06-2019