Análise Modal da Estrutura de um Baja Sae pelo Método dos Elementos Finitos com Uso do Software Autodesk Inventor

  • Francisco Paiva UNI 7
  • Ciro Araujo UNI7
  • Gabriel Lima
Palavras-chave: BAJA SAE, Vibrações, Inventor, Análise Modal

Resumo

Esse relatório técnico tem como objetivo fazer uma análise estrutural de uma gaiola protetora de um modelo BAJA SAE, para fazer a representação do nosso modelo se baseando nas informações e pré-requisitos do SAE Brasil e através do software CAE - CAD 3D Autodesk Inventor, utilizando o método de diferenças finitas, já existente no próprio programa para a realização dos cálculos de deslocamento resultantes de vibrações naturais.
Procurando destacar o funcionamento do programa Inventor, esse artigo, pretende mostra para os alunos de engenharia mecânica, o funcionamento de uma análise modal. Para isso, foi feito uma simulação virtual, de um teste de análise de vibrações, em que o modelo foi submetido a vibrações de diferentes frequências. Os resultados das análises foram retratados através de imagens e gráficos do software.

Referências

[1] FILHO, R. R. P. Concepção, projeto e otimização de uma estrutura para aplicação em veículo de uso misto. 2004.

[2] OLIVEIRA, F. C. G. d. Contribuição ao desenvolvimento de uma estrutura veicular tipo spaceframe usando o método dos elementos finitos e métodos heurísticos de otimização numérica. 2007.

[3] Rao, S., Vibrações mecânicas. 4. ed., Pearson Prentice Hall, São Paulo, 2014.

[4] DUKKIPATI, Rao V SOLVING VIBRATION ANALYSIS PROBLEMS USING MATLAB. 1, dez. 2007.

[5] BARROS, Felício Bruzzi. Métodos Sem Malha e Método dos Elementos Finitos Generalizados em Análise Não-Linear de Estruturas. 2002. 222 f. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2002.

[6] OWEN, S.J., A survey of unstructured mesh generation technology, Proc. 7th Internat. Meshing Roundtable, Dearborn, MI, USA, October 1998.
Publicado
15-06-2019