Os Sons Que Vendem

Arranjos entre a Produção Musical e a Criação Publicitária

Autores

  • Luan Bonfim UNI7

Palavras-chave:

Branding, Música, Identidade de Marca, Processos Criativos

Resumo

As mídias sociais digitais trouxeram inéditas possibilidades para as marcas comerciais se comunicarem com seu público-alvo de forma mais específica e pessoal, transmitindo assim o que possuem de personalidade e características identitárias. Neste ano de 2018, devido à evolução das redes sociais e com o surgimento de ferramentas analíticas, as marcas podem identificar mais facilmente os consumidores com quem falam e traçar perfis desses públicos. Isso, no meio online, já se entende como básico para toda empresa que se preocupa com seu branding (conjunto de técnicas que coordenam a gestão de uma marca). Assim, surge o questionamento: como as marcas comerciais atuais demonstram musicalmente sua personalidade no meio fonográfico? Nesse contexto, esta monografia pretende apontar a semiologia dos produtos fonográficos, como o jingle, a fim de compreender o processo de produção musical do estúdio de gravação Mamute Ideia Sonora, levando em conta as etapas de recebimento de briefing e da interpretação da personalidade da marca pelo compositor, para que, por fim, a música seja associada ao produto.

Referências

ADORNO, Theodor W. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
CAZOK, Yara Borges. Música: Entre o audível e o visível. 3. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2015.
CIACO, João Batista Simon. Estratégias publicitárias e produção de sentido: entre os multimeios e o cross media. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138994>. Acesso em: 22 nov. 2018.
JAMBEIRO, Othon. Canção de massa: as condições da produção. São Paulo: Pioneira, 1975.
NATTIEZ, Jean-Jacques; ECO, Umberto; RUWET, Nicolas; MOLINO, Jean. Semiologia da Música. Lisboa: Vega, 2007.
REIS, Clóvis. A evolução histórica da publicidade radiofônica no Brasil (1922-1990). 2004. 13 f. Tese (Doutorado) - Curso de Publicidade e Propaganda, Furb - Universidade Regional de Blumenau, Florianópolis, 2004.
REIS, Clóvis. Forma, conteúdo e contexto do anúncio veiculado no rádio. Disponível em: <https://www.google.com/url?q=http://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/article/viewFile/682/650&sa=D&ust=1542754966690000&usg=AFQjCNH8qDvRCQl-0Kp6TUF2H4upUDEtyA>. Acesso em: 20 nov. 2018.
REIS, Clóvis Propaganda no Rádio: Os formatos de Anúncio. Blumenau: Edifurb, 2008. 119p.
SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 303 p.
SEKEFF, Maria de Lourdes. Da música, seus usos e recursos. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2007.
SILVA, Júlia Lúcia de Oliveira Albano da. Rádio - Oralidade Mediatizada. São Paulo: Annabume, 1999.

Downloads

Publicado

2019-06-13

Edição

Seção

Artigos - Publicidade e Propaganda