Os Sons Que Vendem

Arranjos entre a Produção Musical e a Criação Publicitária

  • Luan Bonfim UNI7
Palavras-chave: Branding, Música, Identidade de Marca, Processos Criativos

Resumo

As mídias sociais digitais trouxeram inéditas possibilidades para as marcas comerciais se comunicarem com seu público-alvo de forma mais específica e pessoal, transmitindo assim o que possuem de personalidade e características identitárias. Neste ano de 2018, devido à evolução das redes sociais e com o surgimento de ferramentas analíticas, as marcas podem identificar mais facilmente os consumidores com quem falam e traçar perfis desses públicos. Isso, no meio online, já se entende como básico para toda empresa que se preocupa com seu branding (conjunto de técnicas que coordenam a gestão de uma marca). Assim, surge o questionamento: como as marcas comerciais atuais demonstram musicalmente sua personalidade no meio fonográfico? Nesse contexto, esta monografia pretende apontar a semiologia dos produtos fonográficos, como o jingle, a fim de compreender o processo de produção musical do estúdio de gravação Mamute Ideia Sonora, levando em conta as etapas de recebimento de briefing e da interpretação da personalidade da marca pelo compositor, para que, por fim, a música seja associada ao produto.

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Publicado
13-06-2019
Seção
Artigos - Publicidade e Propaganda