https://periodicos.uni7.edu.br/index.php/revistadaadministracao/issue/feed Revista de Administração da UNI7 2019-06-09T00:19:47-03:00 Prof. Dr. Jean Mari Felizardo [email protected] Open Journal Systems <p><strong>APRESENTAÇÃO</strong></p> <p>A&nbsp;<strong>Revista de Administração&nbsp;da UNI7&nbsp;</strong>tem por missão a difusão e promoção do conhecimento na área de Administração e à Gestão Empresarial.&nbsp; Privilegia a multidisciplinaridade, publicando artigos científicos e artigos de revisão sistemática da literatura em consonância com as diretrizes PRISMA,&nbsp;relevantes e inéditos que contribuam para o desenvolvimento teórico e prático da Administração e de Gestão. Por meio da plataforma digital, a&nbsp;<strong>Revista de Administração&nbsp;da UNI7&nbsp;</strong>busca a divulgação da produção científica relevante, de forma gratuita, aberta a todos os interessados.</p> https://periodicos.uni7.edu.br/index.php/revistadaadministracao/article/view/1132 Satisfação no ambiente de trabalho na Ducampo, sob a ótica dos empregados do setor da produção 2019-06-09T00:19:40-03:00 Abraão Lincoln Dantas Alves [email protected] Gabriel Hugo Maciel de Sampaio [email protected] Olívia Lima Guerreiro de Alencar [email protected] <p class="Referencias">Este artigo tem como objetivo geral analisar a satisfação no ambiente de trabalho na Ducampo, sob a ótica dos empregados do setor da produção. Para tal, serão descritas as cinco dimensões da satisfação que indicam a satisfação com os colegas, salário, chefia, natureza do trabalho e promoções. O método utilizado consiste em uma pesquisa exploratória-descritiva de cunho bibliográfico e estudo de caso a partir da escala de satisfação no trabalho de Siqueira (2008). Os resultados apontam um grau de satisfação com salário, relaciomento entre colegas e chefia. Com média respectivamente, 5,02, 5,59, 5,96. Acerca das dimensões quanto a satisfação com as promoções e natureza do trabalho, teve média respectivamente, 5,08 e 5,02. Deste modo, conclui-se que há um bom nível de satisfação no ambiente de trabalho do setor da produção.</p> 2019-06-08T23:47:27-03:00 Copyright (c) 2019 https://periodicos.uni7.edu.br/index.php/revistadaadministracao/article/view/1133 Satisfação no ambiente de trabalho da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), sob a ótica dos terceirizados da Gerência Administrativa 2019-06-09T00:19:41-03:00 Andréa Dantas Moreira [email protected] Olívia Lima Guerreiro de Alencar [email protected] <p class="Referencias">O presente artigo tem como objetivo analisar a satisfação no ambiente de trabalho em uma instituição pública sob a ótica dos terceirizados da gerência administrativa. A metodologia usada foi uma pesquisa exploratória – descritiva com fundamentos bibliográficos e estudo de caso com base na escala de satisfação no trabalho de Siqueira (2008). Após análise do conteúdo, os principais resultados indicaram que a dimensão com maior nível de satisfação foi a da relação com colegas e a chefia, enquanto a de menor nível foi a dos salários. Sobre a satisfação com relação a promoções e a natureza do trabalho, constatou-se um estado de indiferença. Finalmente, concluiu-se que os terceirizados estão desmotivados. São sugeridas ações por parte do departamento de recursos humanos a fim de se trabalhar a gestão de pessoas para melhorar o quadro percebido.</p> 2019-06-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2019 https://periodicos.uni7.edu.br/index.php/revistadaadministracao/article/view/1134 Características do comportamento empreendedor do sócio-proprietário da hamburgueria I Love Bacon sob a ótica da teoria das necessidades de David McClelland 2019-06-09T00:19:43-03:00 Camila Pessôa Settinieri [email protected] Carlos Matheus Silva Vasconcelos [email protected] Marcos Aurélio Maia Silva [email protected] <p class="SumarioTitulos">O presente estudo foi elaborado com o objetivo de analisar as características comportamentais empreendedoras do sócio-proprietário da hamburgueria I Love Bacon. Para isso, foi levado em conta a abordagem desenvolvida pelo psicólogo norte-americano David McClelland (1972). A pesquisa é do tipo qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Foi aplicado um questionário estruturado desenvolvido por McClelland (1972) diretamente a um dos sócios da hamburgueria, sendo os resultados coletados no mês de abril de 2019. Como base nos resultados, foi identificado que o entrevistado detém a maior parte das características empreendedoras em seu comportamento, o que reflete em uma boa atuação do seu negócio no mercado alimentício na cidade de Fortaleza.</p> 2019-06-08T23:58:58-03:00 Copyright (c) https://periodicos.uni7.edu.br/index.php/revistadaadministracao/article/view/1135 Marketing de relacionamento da loja Use Miaow para fidelização de clientes 2019-06-09T00:19:44-03:00 Francisco Otávio Alves Matos [email protected] Roseilda Nunes Moreira [email protected] <p>O marketing de relacionamento é fundamental para que as empresas possam ficar conectadas com seus clientes fazendo com que eles se tornem fieis a sua marca. Este estudo de caso buscou analisar o marketing de relacionamento da loja Use Miaow para fidelização de clientes. Foram apresentados os conceitos a respeito do marketing de relacionamento, a gestão de relacionamento com os clientes e o processo de fidelização de clientes. Para alcançar o objetivo deste estudo, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva de natureza qualitativa, o instrumento de coleta de dados foi uma entrevista realizada com o proprietário da empresa. Como resultados constatou-se que a empresa possui conhecimento da importância do marketing de relacionamento para fidelização, mas que não o executa de maneira que possam obter resultados mais satisfatórios, pelo fato de que não trabalha um programa de fidelização com seus clientes e fica dependente somente do marketing boca-a-boca realizados por eles para terceiros, fazendo com que suas perspectivas de lucro e crescimento fiquem abaixo do esperado.</p> 2019-06-09T00:04:53-03:00 Copyright (c) 2019 https://periodicos.uni7.edu.br/index.php/revistadaadministracao/article/view/1136 Ações de responsabilidade social implementadas pelo banco de alimentos da CEASA-CE 2019-06-09T00:19:45-03:00 José Helio Salgado Neto [email protected] Nadjane Lima Silva [email protected] Luciana Freire de Lima Marinho [email protected] Marcos Aurélio Maia Silva [email protected] <p>Objetiva investigar o exercício da responsabilidade social corporativa da CEASA-CE a partir do desenvolvimento e implantação do banco de alimentos. O referencial teórico aborda o conceito, bem como, o processo da implementação da responsabilidade social corporativa com enfoque estratégico, trazendo como principais referências teóricas Carroll (1991), cujo foco é classificar a posicionamento estratégico da empresa, e Porter e Kramer (2006), que vislumbram o processo de implantação e gestão da responsabilidade social corporativa. Esta pesquisa tem caráter exploratório e descritivo de natureza quanti-qualitativa. Utilizou-se como fonte de dados primários, que foram: entrevista semiestruturada com o gestor comercial da CEASA-CE e idealizador do Banco de Alimentos da CEASA-CE; e documentos e reportagens sobre bancos de alimentos da CEASA de Minas Gerais e do Ceará. Verifica que o Banco de Alimentos é parte do processo de logística reversa desenvolvido pela CEASA-CE, objetivando reaproveitar e transformar frutas e verduras sem valor comercial em cestos de alimentos, sopa desidrata, polpa de frutas e compotas, que serão distribuídos a população carente, quando anteriormente esses produtos eram jogados no lixo, elevando o custo operacional com recolhimento de lixo. Assim, o projeto do Banco de Alimentos evidencia o exercício da responsabilidade social corporativa de um ente de economia mista, que estrategicamente reduz seu custo operacional, simultaneamente, contribuindo para o objetivo do desenvolvimento sustentável tratando da redução da fome no estado do Ceará.</p> 2019-06-09T00:11:21-03:00 Copyright (c) 2019 https://periodicos.uni7.edu.br/index.php/revistadaadministracao/article/view/1137 Qualidade dos serviços na obtenção da satisfação do restaurante Lima do Camarão, na percepção dos clientes 2019-06-09T00:19:47-03:00 Lucas Alves Lima [email protected] Roseilda Nunes Moreira [email protected] <p class="Referencias">O presente artigo abordaa gestão dos serviços, qualidade dos serviços e dimensões da qualidade para obtenção da satisfação dos clientes em um Restaurante, localizado no município de Cascavel, Estado do Ceará. A percepção dos clientes quanto a qualidade no setor de serviços é difícil de ser mensurada e uma ferramenta que possibilita essa analise é o modelo ServQual proposto por Parasuraman, Zeithaml e Berry (1985), cujo método afirma existir uma lacuna entre as expectativas dos clientes e sua percepção da qualidade do serviço recebido. Com base no modelo proposto, foi realizada uma pesquisa exploratória-descritiva utilizando o método de pesquisa bibliográfica com estudo de caso para analisar o nível da qualidade dos serviços para obtenção da satisfação do Restaurante Lima do Camarão, na percepção dos clientes, com aplicação de uma análise qualitativa. O método utilizado para coleta de dados foi um roteiro de entrevista adaptado do modelo ServQual, contendo as cinco dimensões denominadas de tangibilidade, confiabilidade, presteza, segurança e empatia, possibilitando assim, analisar os níveis de satisfações dos clientes e as possíveis alterações necessárias.</p> 2019-06-09T00:17:03-03:00 Copyright (c) 2019